OUTUBRO ROSA

“Missão Autoestima” proporciona saúde e bem-estar a mulheres diagnosticadas com câncer de mama

Alunos dos cursos de Estética e Cosmética e Fisioterapia da Toledo Prudente desenvolveram atividades práticas com assistidas do Amigas do Peito.

Laís Ernesto

08/10/2021

Os cursos de Estética e Cosmética e Fisioterapia da Toledo Prudente realizaram um projeto de extensão que recebeu o nome de “Missão Autoestima”. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar momentos de saúde e bem-estar com as assistidas do grupo de apoio Amigas do Peito de Presidente Prudente.

Nos dias 5, 6 e 7 de outubro, os alunos dos cursos, acompanhados pelas coordenadoras e professora, desenvolveram atividades práticas que possam contribuir com a qualidade de vida das mulheres. Além disso, a ação tem o objetivo de transmitir vivências práticas aos alunos.

Estética e Cosmética

As alunas do curso de Estética e Cosmética apresentaram às mulheres as terapias alternativas, que podem auxiliar durante o tratamento, além do período pós recuperação e dicas de beleza. A professora Ana Salete Moreno explicou às pacientes a importância e contribuição das terapias. “Entre as terapias que trabalhamos está a aromaterapia, a auriculoterapia e, além disso, despertamos o autocuidado, com procedimentos de massagem facial e nas mãos”, ressalta a coordenadora do curso, Laurinéia Silva.

“A vivência prática deste mês traz a conscientização da importância da ação que a ele compete, que é a prevenção do câncer de mama. Esse mês é de suma importância para as mulheres”, completa a coordenadora.

Fisioterapia

O grupo de alunos do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente também faz parte da iniciativa e realizou uma troca de informações e experiências com as pacientes do grupo. De acordo com a coordenadora do curso, Alessandra Madia Mantovani Fabri, foram trabalhados temas sobre o câncer de mama, o tratamento, a pós recuperação e a contribuição da Fisioterapia.

LEIA TAMBÉM!

Estética e Cosmética realiza atendimentos a policiais militares em comemoração ao Dia do Soldado

I Encontro de Fisioterapia da Toledo Prudente traz diversidade de atuação e vivência prática

“Fizemos também atividades práticas de automassagem, drenagem linfática, exercícios para preservação dos movimentos e da força e trabalhos respiratórios e de consciência corporal. Foi muito valioso, ter feito essa atividade com os alunos do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente é um marco, por ser a primeira atividade prática fora do ambiente acadêmico”, salienta Alessandra.

Amigas do Peito

O grupo de apoio Amigas do Peito está em Presidente Prudente há 25 anos e busca melhorar a qualidade de vida das mulheres diagnosticadas com câncer de mama. De acordo com a assistente social, Maria Geni Silva, iniciativas como esta são importantíssimas para auxiliar na saúde e bem-estar das mulheres.

“Essas terapias e atividades vão de encontro com esse período de tratamento, que ajudam a reduzir os sintomas como enjoo, dor de cabeça, insônia e outros, que sabemos que acometem as pacientes. Superou as nossas expectativas”, fala Maria Geni.

Luciana Castilho Isepon é uma das atendidas pelo grupo Amigas do Peito. Ela conta foi diagnosticada recentemente com câncer de mama e que pela primeira fez participou de uma atividade prática no grupo. “Fui muito bem acolhida, é um carinho que só quem vivencia, sabe. A atividade superou minhas expectativas, porque o amor reina”, destaca a paciente.

Luciana comenta ainda que “as atividades nos mostraram que o cuidado vai além da beleza, temos que ter um olhar para a saúde. Tirei muitas dúvidas, os alunos e professoras são muito dedicados e estão de parabéns”, completa.