Missa de 7º dia de Milton Pennacchi será celebrada no sábado (26), às 17h

Familiares convidam a todos para a homenagem no Estacionamento do Espaço Toledo.

Mariane Peres

24/09/2020

A família Toledo Pennacchi e a Toledo Prudente Centro Universitário convidam a todos para a missa de sétimo dia do Diretor Presidente da Associação Educacional Toledo, Milton Pennacchi.  A celebração será realizada no próximo sábado (26), às 17h, no estacionamento do Espaço Toledo.

Respeitando todos os protocolos de segurança, priorizando a saúde e para evitar aglomerações, os convidados poderão acompanhar a missa dos seus próprios veículos.

A celebração também será transmitida pelo canal do Youtube da Toledo Prudente.

A despedida
No último domingo (20), faleceu Milton Pennacchi, conhecido carinhosamente como “Seo Milton”. Aos 88 anos, ele foi vítima de insuficiência respiratória. A despedida, em formato drive thru, ocorreu no Espaço Toledo e contou com a presença de familiares, amigos e colaboradores da Toledo Prudente.

O sepultamento aconteceu no mesmo dia, no Cemitério Municipal Campal de Presidente Prudente.

Natural de Ouro Fino, Minas Gerais, Milton Pennacchi nasceu em 9 de maio de 1932.  Aos 16 anos, conheceu Marlene de Toledo, que na época tinha 14. Após sete anos de namoro, eles se casaram na mesma cidade.

Aos 88 anos, morre Milton Pennacchi, o 'Seo Milton'
Milton Pennacchi, o jovem empreendedor

Início de um sonho

Conhecidos do Doutor Toledo o procuraram, por saber que ele era um grande educador, e apontaram a necessidade em construir uma instituição de ensino superior em Presidente Prudente. Foi então que ele visitou a cidade para conhecê-la.

Amauri Toledo, irmão de dona de Marlene, era responsável pela Escola de Engenharia de Lins e convidou Milton Pennacchi, em 1959, para trabalhar na instituição. Em um dia de conversa entre cunhados, Amauri disse: meu pai acha que vai mudar sua vida. Foi então que Doutor Toledo fez a proposta para que o jovem Milton estivesse à frente da Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente, que já estava em obras.

O convite veio, pois, Doutor Toledo o observava e sabia da responsabilidade e capacidade do jovem nos negócios.

Presidente Prudente

Milton Pennacchi e Marlene de Toledo Pennacchi chegaram em Presidente Prudente, com quatro filhos: Andreia, Angela, Antonio e Maria do Carmo. Na época, o município tinha cerca de 70 mil habitantes e estava em expansão. A família passou na morar na Vila Maristela. Ao longo dos anos, chegaram mais dois filhos: Maria Inês e Zelly Fernanda.

O Parque Furquim, onde foi instalada a instituição de ensino, tratava-se de um bairro calmo, tranquilo e com poucas casas. Marlene estava à frente como secretária geral. Já Milton, faz questão de ressaltar que, fazia “de tudo um pouco”, desde receber um aluno na secretaria, até realizar as contratações e buscar entender as solicitações do MEC – Ministério da Educação.

O primeiro curso, Direito, iniciou em 13 de maio de 1961. Na época, era uma sala em um prédio do Estado na Vila Liberdade. Depois, em 1962, com quatro salas e 121 alunos, transferiram-se para onde é a Toledo Prudente atualmente, pois as obras tinham sido concluídas.

“Seo Milton” sempre fez questão de expor todo o carinho e agradecimento a Presidente Prudente. Ele conta que abraçou o sonho de seu sogro em, por meio da educação, construir grandes e competentes profissionais. O que o motivou ao longo de toda a sua administração da Toledo Prudente.

O empreendedor deixou um legado, pois assim como sempre falou “ninguém faz na sozinho”.