DIREITO

Toledo Prudente participa de evento internacional na Espanha

Centro Universitário está entre as três IES do Brasil a serem convidadas a participar da conferência internacional promovida pela Universidade de Valência.

Mariane Peres

28/08/2020

Com destaque internacional, o curso de Direito da Toledo Prudente participará da V Conferência Internacional sobre Ensino e Inovação em Apresentações de Estudantes: "Desafios da Justiça Constitucional e Convencional”, promovida pela Faculdade de Direito da Universidade de Valência, na Espanha. No Brasil, além do Centro Universitário, apenas outras duas instituições foram convidadas ao evento.

A conferência, que ocorre anualmente, possibilita que universitários possam escolher um tema de relevância, dentro da abordagem solicitada, para elaborar, em no máximo dez minutos, uma apresentação com os fundamentos principais no idioma espanhol.

O convite foi resultado de outra conquista internacional do Centro Universitário, após garantir o prêmio de melhor artigo escrito na Competição da Colômbia, em 2019.

Por se tratar de um evento de grande renome, a Faculdade de Direito da Universidade de Valência, na Espanha, costuma convidar as principais instituições de ensino superior em Direito no mundo. No Brasil, apenas três IES foram convidadas, sendo elas: a Toledo Prudente Centro Universitário, de Presidente Prudente (SP), a Fundação Escola Superior do Ministério Público, de Porto Alegre (RS), e a Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro (RJ).

Egressa da Toledo Prudente é aprovada em mestrado no México
Toledo Prudente lança e-book com Protocolo de Retomada

Na Toledo Prudente, o trabalho de embasamento teórico e escrito foi elaborado por 24 estudantes do curso de Direito. Já a apresentação de vídeo, em espanhol, foi realizada por duas alunas do 8º termo, Amanda Ferreira Nunes e Jasminie Serrano Martinelli.

Para a discente Amanda, participar de um evento deste porte se resume em gratidão. “Eu sou muito grata a Toledo Prudente e ao grupo de estudos que me levaram a conhecer esse mundo de competições internacionais. A pesquisa foi o que nos motivou a estudar outro idioma e hoje esse conhecimento faz parte de nossas vidas, nos possibilitando a enviar um vídeo à Valência, na Espanha”, disse.

A estudante Jasminie Serrano Martinelli contou que a Toledo Prudente proporciona a "abertura de portas" aos alunos para que possam escolher e traçar seus caminhos. “Quando iniciei o curso de Direito, nunca imaginei que um dia estaria participando de uma competição internacional, e que faria uma sustentação oral em outro idioma. É uma oportunidade que a faculdade nos proporciona e, também, um privilégio, pois nos confere um leque de eventos os quais não conseguiríamos participar se não fosse a tradição do curso em investigações científicas de alto nível”.

A melhor apresentação na Conferência da Universidade de Valência garantirá a publicação do artigo escrito na Revista da Associação Mundial de Justiça Constitucional. O resultado do evento será divulgado em outubro.

Os alunos do curso de Direito da Toledo Prudente que participaram do embasamento teórico foram: Adelcio Matheus Ferreira Bispo, Amanda Ferreira Nunes, Amanda Yamaguchi da Silva, André Luiz dos Santos Sorrochi, Bárbara Luana Araújo da Silva, Camila Mayumi Oichi, Caroline de Fátima Lopes Martins, Caroline Marocchi Marques, Daniel Ramos Pereira Ferreira, Filipe Ricce Martins, Gabriel d’Arce Pinheiro Dib, Gabriel Odileni Barbosa Lima, Gabriela Pavarina, Isabela Mendez Berni, Isadora Fernanda Latini, Jasminie Serrano Martinelli, Lucas De Souza Gonçalves, Lucas Rocha Bragato, Maria Eduarda Oliveira Ferreira, Murilo Siolari de Lima, Rodrigo Yoshio Kito, Sarah da Silva Calarga, Thaline Giacon Bogalho e Vinícius Renato Franco.