PRESENCIAL E ONLINE

Toledo Prudente lança e-book com Protocolo de Retomada

Ferramenta digital traz detalhes sobre procedimentos e diretrizes de segurança para retorno das aulas e remodelagem do ensino.

Mariane Peres

27/08/2020

A Toledo Prudente, priorizando a saúde e bem-estar de alunos, professores e colaboradores, adotou diretrizes e medidas para garantir estar pronta e preparada para o retorno das aulas presenciais, conforme determinações governamentais. Para isso, reforçou os procedimentos de higienização, criou protocolos de segurança e lançou o Plano de Retomada da Presencialidade. Todas essas informações e detalhes sobre a rotina, diante da pandemia do novo coronavírus, estarão disponíveis no e-book “Protocolo de Retomada – Presencial e Online”. 

A ferramenta, que estará disponível no site da Toledo Prudente, na página referente ao Coronavírus, tem como objetivo registrar, orientar e comunicar propósitos, pilares, cenários e protocolos para o retorno gradual às aulas, online e presencial, neste segundo semestre.


ACESSE O E-BOOK!

Para garantir uma super experiência, a Toledo Prudente buscou realizar uma remodelagem das aulas online, além de criar oportunidades de jornadas presenciais práticas e seguras. Para isso, a saúde estará em primeiro lugar no Centro Universitário, com a intenção de reduzir riscos de contaminação. Leis e normas foram estabelecidas e devem ser seguidas, garantindo a aprendizagem significativa e integralidade do ensino e continuidade da formação da carreira profissional dos alunos. 

Respeitando todas recomendações dos órgãos de saúde e governamentais, a Toledo Prudente tem se mantido em alerta quanto às fases de retorno da rotina presencial estabelecidas por decreto. Compreendendo a necessidade de adequação, a instituição se antecipou quanto à adoção de medidas cautelares que garantissem o ensino de qualidade, uma das referências do Centro Universitário, como laboratórios virtuais e plataformas facilitadoras para a rotina de estudos.

CONHEÇA OPLANO DE RETOMADA!

Outros diferenciais do e-book “Protocolo de Retomada” foram as medidas estabelecidas para garantir que estágios e atividades de extensão fossem mantidas, não comprometendo a trabalhabilidade dos estudantes e nem o desenvolvimento acadêmico.  

Os estágios, obrigatórios e não obrigatórios, seguem sendo realizados virtualmente ou presencialmente, conforme acordado com as Unidades Concedentes e estagiários. Já atividades de extensão da IES, como cursos, webinar, palestras, grupos de estudos e internacionalização, foram todos reformulados e adaptados a atual rotina educacional.


LEIA TAMBÉM
Toledo Prudente anuncia o Plano de Retomada da Presencialidade
Toledo Prudente elenca comissões para Plano de Presencialidade

Para formular o Plano deRetomada de forma segura, comissões foram organizadas para definir protocolos e que estejam alinhados aos cenários e também aos propósitos da Toledo Prudente.  

  

Os eixos das comissões são os seguintes:  

  1. Comissão Pedagógica, Tecnológica e Psicopedagógica 
  2. Comissão de Infraestrutura e bem-estar 
  3. Comissão Jurídica 
  4. Comissão de Regulação/MEC 
  5. Comissão Administrativa  
  6. Comissão Financeira  
  7. Comissão de Comunicação  

Diante disso, cinco cenários foram construídos para a retomada das aulas presenciais para o segundo semestre e abertura do campus. São eles: 
 

  • Cenário 01: Campus fechado e as aulas continuariam sendo transmitidas ao vivo 
  • Cenário 02: Retomada de 10% da capacidade do espaço físico, com foco em aulas práticas  
  • Cenário 03: Campus aberto para 20% da capacidade do espaço físico, de forma que os alunos possam frequentar o campus quinzenalmente e com escala de 10 salas por dia  
  • Cenário 04: Retomada de 30% da capacidade do espaço físico e com aulas presenciais a cada 10 dias  
  • Cenário 05: Acima de 50% da capacidade do espaço físico, com aulas presenciais a cada 7 dias ou conforme avaliações.  

No entanto, vale ressaltar que a retomada da presencialidade para o setor da educação deve ser liberada pelas autoridades governamentais.

Serviço: O e-book “Protocolo de Retomada – Presencial e Online” está disponível na página da Toledo Prudente referente ao Coronavírus, no menu Protocolos de Retomada. Mais informações e detalhes sobre as medidas adotadas pelo Centro Universitário estão todos concentrados na página, que é atualizada diariamente.