AMOR À CARREIRA

Subseção da OAB/MS é fundada por egresso da Toledo Prudente

João Glauco Alencar Arrais concluiu o curso de Direito em 1981 e desde então, tem contribuído com o fortalecimento da área jurídica no Mato Grosso do Sul.

Mariane Peres

12/08/2020

O advogado formado na Toledo Prudente, João Glauco Alencar Arrais, tem feito história no Estado do Mato Grosso Sul, onde contribuiu para a criação da Comarca e fundação da Subseção da OAB/MS. Com 38 anos de carreira, concluiu o curso de Direito no Centro Universitário em 1981, realizando o sonho profissional.  

Filho de trabalhadores rurais, ele começou na roça, depois trabalhou como engraxate e vendedor ambulante, até conseguir ingressar no ensino superior. Nascido em Presidente Bernardes, o advogado sempre sonhou em fazer carreira na área jurídica.  

E foi na Toledo Prudente que deu início à sua trajetória no Direito. Na época, ele residia no Estado do Rio Grande Sul, mas se mudou ao ser aprovado no vestibular. “Ao passar as férias em Presidente Prudente, decidi fazer vestibular na Toledo Prudente. Passei e logo pedi demissão na agência bancária onde trabalhava”, disse. 

Ele mudou-se e passou a trabalhar na cidade do interior paulista, em um outro banco. Após atuar por três anos no novo emprego, saiu ao perceber haveria interferência na tão desejada graduação. “Na época, exigia trabalhar parte da noite, como não queria perder aula, falei para diretoria do banco em uma reunião que, na verdade, queria ser advogado”, afirmou. 

Mesmo diante das dificuldades financeiras, conseguiu conquistar o diploma de bacharel em Direito na Toledo Prudente. “Tenho gratidão pela Toledo Prudente, onde recebi os primeiros ensinamentos jurídicos, que foi a base do meu sucesso. Não basta ser estudioso para ser um bom advogado, tem que haver dedicação, responsabilidade, honestidade e ter ética, respeitar o colega e lutar por todos os meios legais em busca de justiça, ainda que não haja uma boa remuneração”, disse. 

Devido ao ensino de qualidade, passou no Exame da Ordem e optou por percorrer vários estados em busca de uma cidade para se estabelecer, até ser convidado para atuar em Caarapó (MS), onde reside atualmente. “A advocacia foi difícil no início, pois a Comarca era em Dourados (MS), cidade a 45 km de Caarapó, e a estrada ainda era de terra, tinha muita violência. Porém, com dedicação venci todas as dificuldades daquele período”. 

Trajetória no Direito 

Arrais atuou na Procuradoria de Caarapó (MS), onde ficou 14 por anos. Trabalhou como assessor Jurídico em Juti (MS), participou da criação da Comarca de Caarapó (MS), foi delegado da Subseção de Dourados, depois assumiu a vice-presidência e uma cadeira no Conselho Seccional.  


Trabalhou ainda como Conselheiro da OAB/MS. Em julho de 2003 ocorreu a instalação e inauguração da Subseção Caarapó, que ajudou a fundar, e o advogado foi empossado ao cargo de presidente na OAB/MS. 

Aposentado, aos 69 anos, ele agradece a vida que a advocacia proporcionou. “Mantenho a minha inscrição na OAB 2962-B, por respeitar a nossa classe e por ter muito orgulho dela”, pontua.  

“Hoje, estou realizado profissionalmente, fui bem-conceituado na área jurídica, constitui uma família e financeiramente estou satisfeito. Posso dizer com segurança que em nenhum momento envergonhei a nossa classe de advogado”. 

Luta por direitos 

O advogado formado na Toledo Prudente ainda deixa um conselho à carreira profissional dos estudantes do curso de Direito e aos advogados recém-formados. “Sejam honestos em suas atitudes, lutem pelos seus direitos e pelas prerrogativas do advogado. Não desistam nas primeiras dificuldades, não se intimidem diante do Judiciário, respeitem. Nunca desistam de lutar pelas causas justas, mesmo que não haja a recompensa financeira”. 


LEIA TAMBÉM
Toledo confirma tradição e aprova mais na prova da OAB 

Exame OAB: Toledo Prudente é a 7ª que mais aprova no Estado