DESTAQUE PROFISSIONAL

Dia do Advogado: Toledo Prudente tem formação de excelência

Profissionais formados no Centro Universitário estão entre os índices de maior aprovação na OAB.

Mariane Peres

11/08/2020

Nesta terça-feira (11), é comemorado o Dia do Advogado e, é impossível pensar neste profissional sem lembrar da importância da Toledo Prudente na formação de advogados em toda a região de Presidente Prudente, no Estado e até no país. A prova disso são os resultados obtidos ao longo dos anos com o curso de Direito, que foi pioneiro em Presidente Prudente, sendo instalado em 1961. Nessas décadas, o curso já formou milhares de profissionais e é referência para muitos universitários da região e de outros Estados.

O advogado é o profissional que defende os interesses de seus clientes com base nas leis e Constituição no país. Ele pode representar pessoas físicas, como pessoas jurídicas (empresas, organizações), sendo, em muitos casos, a porta de entrada para muitas carreiras devido à necessidade de exercício da profissão.

Mas, para atuar é preciso ser registrado na categoria. Para isso, é necessário ter aprovação nas duas fases do Exame da Ordem, que om o passar dos anos, tem exigido cada vez mais conhecimento dos bacharéis em Direito, por isso, um ensino de qualidade, voltado ao mercado de trabalho, é fundamental para conquistar a aprovação.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil realizou, em 2018, um ranqueamento referente ao desempenho das instituições de todo o Brasil, o qual apontou que a Toledo Prudente Centro Universitário é, na região de Presidente Prudente, a que mais tem estudantes inseridos na entidade máxima de representação dos advogados. O dado corresponde a 10ª Região Administrativa, que é composta por nove instituições de ensino superior.

E os resultados positivos da Toledo Prudente não param por aí. Neste ano, em comemoração aos dez anos da aplicação do Exame de Ordem Unificado, um novo relatório de aprovações foi emitido pelo Conselho Federal da OAB, com panorama geral do país. O Centro Universitário está entre as 16 instituições de ensino superior que mais aprovam no Estado de São Paulo.

Em 2019, o Centro Universitário, novamente, confirmou sua tradição sendo a instituição que mais aprova na OAB, atingindo 70%.

A nível estadual, enquanto a média de aprovados em outras faculdades é de 30%, a Toledo Prudente supera os 50%. Em 2018, a Toledo Prudente foi a sétima no país na taxa de aprovação.

Além disso, excelência em ensino, o curso de Direito da Toledo Prudente é o único na região de Presidente Prudente a deter todos os Selos OAB Recomenda. Ao todo, o curso soma seis selos. Dos, aproximadamente, 1780 cursos no país, apenas 226 possuem essa premiação.

O Selo OAB Recomenda é o maior indicador de qualidade do ensino jurídico do país. Ele é composto pelos resultados do Exame da Ordem e as notas atribuídas pelo Ministério da Educação (MEC).

O coordenador do curso de Direito da Toledo Prudente, Sérgio Tibiriçá Amaral, ressalta que os resultados confirmam o alto nível de ensino, pois entre os 1.780 cursos no país, o Centro Universitário se destaca em 76ª. “Nossa posição é de destaque. Se avaliarmos entre as privadas, estamos entre as melhores no Estado. A Toledo Prudente, mais uma vez, segue mostrando seus resultados, mantendo ainda todos os Selos OAB Recomenda, que refletem a dedicação dos professores e comprometimento dos alunos”, afirma.