INCENTIVO À PESQUISA

Alunos do curso de Direito são selecionados em evento da USP

Estudantes da Toledo Prudente tiveram artigos aprovados, a nível nacional, e participarão de seminário virtual no próximo dia 7 de agosto.

Mariane Peres

04/08/2020

Destaque nacional para o curso de Direito da Toledo Prudente. Quatro alunos do oitavo termo tiveram os artigos aprovados para apresentação do Seminário Jurídico Virtual da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). O tema dos resumos foi “a Pandemia e o Direito”. As apresentações virtuais dos estudantes do Centro Universitário ocorrerão no próximo dia 7 de agosto.  

Beatriz Camargo Ribeiro e Isadora Fernanda Latini dissertaram sob o título “O Direito à moradia como mínimo existencial: a ironia do ‘Fique em Casa’ diante de quem não possui esse direito em tempos de pandemia”. O trabalho foi elaborado com a supervisão da professora do Centro Universitário, Ana Laura Martelli. Já os alunos Eduardo Gabriel Souza Pereira e William Eduardo Ferreira elaboraram o trabalho com o título “Isolamento com o inimigo”, referente à violência doméstica, que foi supervisionado pelo professor do curso de Direito da Toledo  Prudente, Mário Coimbra.

O evento conta com a participação de pesquisadores graduandos, pós-graduandos, operadores do Direito, agentes públicos e professores de todo o país. O tema central foi escolhido devido às mudanças ocasionadas na rotina da sociedade por conta do isolamento social pelo combate ao novo coronavírus, como lockdown da atividade econômica, cerceamento de liberdades individuais, regimes jurídicos temporários e excepcionais, entre outros. 


LEIA TAMBÉM
Gestão Financeira: formação em 2 anos e boas oportunidades
Cursos EAD terão semestre agitado na Toledo Prudente


De acordo com a aluna da Toledo Prudente, Beatriz Camargo Ribeiro (FOTO 1), o assunto de seu trabalho foi escolhido porque para muitos brasileiros cumprir o isolamento social em épocas de pandemia não é uma escolha, mas um desafio. “O trabalho adveio de uma pesquisa nas aulas de Direito Civil, já que muitas pessoas não possuem moradia e vivem nas ruas, sem acesso a qualquer higiene para superar essa crise”, explica.  

A estudante do curso de Direito do Centro Universitário, Isadora Fernanda Latini (FOTO 2), que faz dupla com a primeira aluna, aponta que apresentar um trabalho em eventos como este Seminário Jurídico da USP faz desenvolver o pensamento crítico jurídico por meio da extensão acadêmica. “A Toledo Prudente, certamente, contribui com nossos resultados, por possuir professores qualificados e que buscam auxiliar os alunos dentro e fora das salas de aula, os estimulando a elaborar pesquisa acadêmicas”. 

Para o discente da Toledo Prudente, Eduardo Gabriel Souza Pereira (FOTO 3), que escreveu sobre a violência doméstica na pandemia, o resultado é totalmente satisfatório. “A aprovação é gratificante. Fiquei muito feliz. Conseguir uma aprovação na USP foi demais”, afirma.  

O aluno do curso de Direito do Centro Universitário, William Eduardo Ferreira (FOTO 4), diz ser a realização de um sonho ter o trabalho apresentado em um seminário de referência nacional. “A Toledo Prudente teve total influência para a realização dos artigos e resultados. Os professores apoiam às pesquisas dos alunos, mesmo durante as férias, pois eles não pararam de estimular nosso desenvolvimento acadêmico, além de oferecer todo suporte que precisamos”, ressalta.  

Os trabalhos escritos tiveram o prazo para serem enviados até o dia 14 de julho. A apresentação oral ao Seminário Jurídico da USP será no dia 7 de agosto, sexta-feira, das 19h às 22h. As publicações em Anais ocorrerão em setembro deste ano.