PROMISSOR

Engenharia Civil investe no ensino prático como diferencial

A Toledo Prudente conta com uma estrutura e corpo docente altamente qualificados para a formação profissional da área

Laís Ernesto

29/07/2020

A Engenharia Civil é, com certeza, uma área promissora no Brasil. Isso possibilita uma alta taxa de empregabilidade, campo de atuação variado e bons salários ofertados. 


O aumento no setor pode ser notado pela quantidade de ARTs – Anotação de Responsabilidade Técnica registradas. Segundo dados do Confea - Confederação das Engenharias e Agronomias, em 2019, o sistema emitiu mais de cinco milhões de ARTs.  


Diante do grande número de profissionais do ramo no mercado de trabalho, uma formação sólida, inovadora e focada na carreira, faz toda a diferença. Vamos entender porque o curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente Centro Universitário se destaca no ensino da área. Se liga! 


De acordo com o engenheiro e professor do curso, Alonso Droppa Junior, uma qualificação pode fazer com que você se destaque no mercado competitivo. “A importância de uma formação de qualidade permite um sólido preparo nos âmbitos pessoal e profissional, possibilitando abrir portas e obter sucesso na atuação, no disputado e concorrido mercado de trabalho”, explica.


O professor elenca a união da teoria e prática como grandes pontos da instituição. “Os diferenciais do curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente estão na constante busca pela harmonia entre a teoria e a prática, entre os métodos construtivos já conhecidos e consagrados e as novas tendências e tecnologias voltadas à Engenharia, buscando uma formação de excelência do futuro profissional”, comenta. 


“Para construir uma carreira sólida, a Toledo Prudente prepara os profissionais segundo os diferenciais do curso, por meio de professores com vivência e experiência prática no mercado de trabalho, direcionando as aulas com o enfoque na resolução de problemas e desenvolvimento de projetos e soluções de engenharia”, conclui o docente. 


Os diferenciais do curso também são destacados pelos alunos, que vivem na prática a experiência acadêmica. Ana Caroline Moitinho Roncon, do 8º termo, conta que a formação oferecida pela IES – Instituição de Ensino Superior é moderna e adequada às exigências do ramo. 


“Temos acesso a conteúdos teóricos e práticos que nos conduzem a aprender os diferenciais mais procurados pelas empresas. Dessa forma desenvolveremos competências para encarar os desafios que surgirão no mercado de trabalho”, salienta a estudante. 


A aluna diz que as empresas buscam por profissionais que vão além das habilidades técnicas, mas com uma boa comunicação, capacidade de trabalho em equipe e características de inovação. “E isso, o corpo docente da faculdade não mede esforços para nos desenvolver. Todos nós sabemos que as construções civis causam impactos ao meio ambiente e nós engenheiros civis devemos criar soluções inovadoras e utilizar a tecnologia de forma ecologicamente correta para poupar os recursos naturais. A Toledo Prudente busca sempre desenvolver a inovação e a sustentabilidade, não só no curso de Engenharia Civil e sim em todas as áreas da instituição”, acrescenta Ana. 


LEIA TAMBÉM

1ª turma de Engenharia Civil tem empregabilidade alta

Resíduo asfáltico inserido na argamassa é tema de pesquisa


Outro aluno do curso, Giulianno Chibinski Pontarolo, do 8º termo, ressalta que outro grande diferencial é o corpo docente de alta qualidade. “Os professores são renomados em suas áreas de atuação, assim, o compartilhamento de experiências fica rico”, conta. 


O estudante confirma que o curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente terá um grande impacto em sua carreia profissional. “A maior contribuição da instituição, além do nome forte na nossa região, é o networking que fazemos com outros alunos, professores e profissionais, que futuramente se tornarão companheiros de profissão. Sei da seriedade da instituição e isso nos dá tranquilidade dê prosseguirmos”, conclui Giulianno. 


Assim como o estudante Giulianno ressaltou, o nome da instituição pode fazer uma grande diferença na qualificação do seu currículo. Isso acontece porque o mercado de trabalho está atento à reputação das instituições e sabe o perfil profissional formado pela faculdade. 


Então, se você tem interesse na área de Engenharia Civil, aqui vai uma dica. Pesquise sobre o curso, os professores, e até mesmo, veja o que alunos e a comunidade diz. Pode fazer uma grande diferença na sua tomada de decisão. 


Olha só, recebemos sempre essas dúvidas sobre o curso: 


A Toledo Prudente conta com laboratórios de Engenharia Civil? 

Sim! Os laboratórios fazem toda a diferença viu? Na Toledo Prudente, os espaços equipados com tecnologia de ponta para práticas no âmbito acadêmico são amplos. Os alunos do curso utilizam diariamente os Laboratórios de: Física e Química, Materiais de Construção Civil, Hidráulica, Desenho, Maquetaria, Inovação, Informática e outros. 


O engenheiro civil trabalha apenas com construção de casas? 

Não, a atuação vai além! O engenheiro civil fará projetos, gerenciamento e execução de obras, sendo casas, prédios, pontes, viadutos, estádios, estradas e barragens. Ele é o responsável pelo acompanhamento de todas as etapas de uma construção civil ou reforma, desde a análise do solo até a definição dos tipos de fundação e acabamentos do projeto. 


Olha, deu para perceber que esta é uma área promissora e o ensino de qualidade da Toledo Prudente vai te colocar à frente no mercado de trabalho. Se você tem interesse em trabalhar com Engenharia Civil, este é o momento de se qualificar. 


Tem mais alguma dúvida sobre o curso? Fique tranquilo, vamos te ajudar. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp (18) 99602-8656 e bora crescer!