TRAVESSIA SEGURA

Docente de Engenharia Civil tem projeto implantado no Maranhão

Fernando César Húngaro, professor da Toledo Prudente, elaborou a substituição de pontes de madeira por estruturas firmes e seguras. Instalações começam em agosto.

Mariane Peres

30/07/2020

O professor do curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente, Fernando César Húngaro, elaborou um plano de implantação de pontes definitivas para regiões do interior do país. O projeto “Travessia – Ponte para o Progresso” visa beneficiar a locomoção de moradores e produtores rurais, além de facilitar o escoamento de produções. O primeiro estado a receber a implantação das novas pontes será o Maranhão, com início já na primeira quinzena do mês de agosto. Cerca de 70 unidades deverão ser instaladas. 

 

No dia 24 de julho, Húngaro esteve em Imperatriz, no Maranhão, onde teve seu projeto recebido pelas autoridades, o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e pelo senador do estado visitado, Roberto Rocha (FOTO 1). 

De acordo com o professor da Toledo Prudente, estudos estatísticos apontam que no Brasil são registrados, semanalmente, uma queda de caminhão e um incêndio em pontes de materiais frágeis, o que o motivou a dar início em estudos sobre estruturas mais rígidas e seguras. “A ideia do projeto teve início há quase dez anos, visando substituir as pontes de madeira. Com o passar do tempo, fui evoluindo na pesquisa e utilizando novas tecnologias. Inclusive, durante às aulas, dividi com alunos das turmas de Engenharia Civil os processos e análises referentes ao projeto, gerando conhecimento e compartilhando aprendizado”, explicou.  

 

O compartilhamento de experiências de projetos reais com estudantes do Centro Universitário, já no início da graduação, é um dos diferenciais do curso, pois possibilita vivência prática, além de já ingressar o aluno na carreira, por meio do contato profissional.

De maneira geral, a iniciativa pretende proporcionar à população residente de áreas rurais acesso a pontes de qualidade, gerando segurança na locomoção – com veículos de pequeno porte ou caminhões cargueiros – facilitando o escoamento de safras e produções agrícolas, assim como possibilitando a chegada de insumos às propriedades. 

LEIA MAIS
Professores da Toledo Prudente participam de Formação
Áreas de Marketing e Publicidade investem no ensino prático


Segundo informações do projeto “Travessia – Ponte para o Progresso”, elaborado pelo professor da Toledo Prudente, a maioria das pontes no Brasil não é projetada e construída por técnicos e construtores especializados em Obras de Artes Especiais (OAEs). A falta de estudo e conhecimento técnico resultam em estruturas caras, inseguras e baixa durabilidade. É por isso que os alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário recebem todo suporte necessário para se tornarem profissionais aptos e preparados para o mercado de trabalho.
 

As primeiras implantações das pontes de aço e concreto, mais seguras e duradouras, ocorrerão na segunda quinzena do mês de agosto. Conforme Húngaro, os estudos possibilitaram estruturas de baixo custo, com execução rápida, concepção moderna e de baixo impacto ambiental. “Eu apresentei esse projeto para vários governantes estaduais. Inicialmente, o Maranhão será o primeiro Estado a receber, onde serão colocadas 70 unidades. As implantações também devem acontecer nos estados de Rondônia e Roraima”, ressaltou o professor da Toledo Prudente.  

Ainda conforme os dados do “Travessia – Ponte para o Progresso”, com infraestrutura segura, durável e econômica, haverá facilitação na expansão populacional ao longo do Estado, descentralizando das grandes cidades, gerando renda, empregos na área rural e oportunidades a todos os moradores.