HABILIDADES PROFISSIONAIS

TIE: Alunos apresentam soluções para enfrentar pandemia

Projetos do primeiro semestre nas Trilhas do Conhecimento da Toledo Prudente foram concluídos.

Mariane Peres

29/06/2020

Os alunos da Toledo Prudente concluíram os trabalhos do primeiro semestre nas Trilhas TIE - Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. A temática fez com que os alunos desenvolvessem propostas de softskill, que são as habilidades de trato e relacionamento com as pessoas e desenvolvimento comportamental, embasadas nas Trilhas TIE. Motivados pela situação de enfrentamento à pandemia, os universitários buscaram soluções para contribuir com o atual momento.

O objetivo dos projetos, dentro da metodologia das Trilhas, é desenvolver habilidades necessárias tanto para o mercado de trabalho corporativo, quanto para negócios próprios.

De acordo com o professor responsável pela coordenação das Trilhas TIE, Alisson do Carmo, os alunos se empenharam e puderam integrar inteligência artificial e programação visual, junto às Trilhas. “Os projetos foram muito legais, pois os estudantes escolheram os públicos alvos dos quais pretendiam auxiliar em tempos de pandemia. Entre os trabalhos, estavam, por exemplo, a criação de jogos para ajudar as crianças a passarem o tempo, projetos de conscientização para profissionais da saúde e idosos, como a importância e forma de uso de materiais de IPI e higienização”, explica.

Santander lança programa de bolsas Superamos Juntos
Na prática: Estudantes se destacam no mercado profissional

Além destes, mais projetos inovadores e facilitadores no enfrentamento a Covid-19 foram desenvolvidos, como: soluções para impressoras 3D que otimizam tempo na produção de peças; capinha multifuncional para celulares, que funcionam como suporte, mantendo o aparelho na vertical enquanto a bateria é recarregada; aplicador de cimento para paredes, para que as camadas saiam na espessura correta contribuindo com o ganho de tempo durante a necessidade de construções rápidas, entre outras.

Para o segundo semestre, o professor da Toledo Prudente, Alisson do Carmo, ressalta que os trabalhos serão baseados em objetivos de desenvolvimento sustentável, como redução das desigualdades, consumo responsável, energias renováveis, entre outros, que totalizarão 17. “Nosso foco é fazer com os estudantes percebam como é importante esse método de desenvolvimento e como é possível aplica-lo na prática. A ideia é elaborar uma pesquisa e colocar os alunos com a 'mão na massa' para executá-la”, ressalta.

Experiências

Para compreender o entendimento dos alunos da Toledo Prudente quanto às Trilhas TIE, foi desenvolvido um portal para compartilhamento de experiências durante a execução dos projetos. Cada estudante que participa do TIE pode gravar um vídeo, de até um minuto, contando sua vivência. O coordenador, Alisson do Carmo, pontua que foi uma forma de ter um “feedback” sobre o conteúdo elaborado.

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, Ester Lavraca, fala que a vivência dos ensinamentos TIE a ajudaram a aprimorar seus conhecimentos profissionais. “A experiência por meio dos projetos foi incrível. O que mais me marcou durante as aulas foi o senso de empatia, que foi uma das modalidades profissionais trabalhadas por meio das Trilhas”, finaliza.

Sobre o TIE As Trilhas do Conhecimento fazem parte do projeto Toledo Prudente 4.0 e consiste na mudança de cultura organizacional que se baseia nas frentes tecnologia, inovação e empreendedorismo.