TECNOLOGIA

Docente e aluna se destacam com startup em Programa FAPESP

Alisson Fernando do Carmo, coordenador das Trilhas TIE e Nariane Bernando, aluna de Engenharia Civil da Toledo Prudente, poderão selecionar mais um estudante para estagiar na empresa.

Mariane Peres

30/06/2020

Soluções inovadoras e tecnologias movem a Toledo Prudente, assim como seus professores. É por isso que, nesta terça-feira (30), o docente e coordenador das Trilhas TIE, Alisson Fernando do Carmo, participa da cerimônia final do Programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) -“Empreendedor de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)”. Se selecionada, a startup receberá um investimento financeiro do programa, com a possibilidade de estágio remunerado para um aluno Toledo Prudente.

O evento, que será realizado e transmitido online, às 10h, pelo canal do Youtube da Fapesp, tem como objetivo selecionar startups que possuam empreendedorismo de alta tecnologia. A Inspectral, empresa criada pelo professor da Toledo Prudente, Alisson Fernando do Carmo, em parceria com sua esposa, engenheira ambiental, doutora em Ciências Cartográficas com pós-doutorado em Sensoriamento Remoto e aluna do 8º termo de Engenharia Civil do Centro Universitário, Nariane Marselhe Ribeiro Bernardo do Carmo, está entre as 21 empresas participantes.

Santander lança programa de bolsas Superamos Juntos
Professora lança livro sobre pessoa com deficiência

Segundo o docente, sua startup possui todo o conhecimento e embasamento que são trabalhados em atividades por meio das Trilhas TIE. As dinâmicas da Toledo Prudente, assim como a Inspectral, visam trazer soluções inovadoras para problemas, utilizando a tecnologia, inovação e empreendedorismo como base.

A proposta do PIPE é que, além de apresentar um projeto de pesquisa atualizado, os participantes elaborem um plano de negócios após um período de treinamento intensivo de nove semanas em empreendedorismo de cunho tecnológico. Ao final, as empresas selecionadas receberão um investimento financeiro para trabalharem em suas pesquisas, o que irá possibilitar, segundo o professor da Toledo Prudente, Alisson Fernando do Carmo, que um aluno da instituição possa ser contratado para estagiar na Inspectral.

Tecnologia em ação
A startup Inspectral desenvolve soluções de análise de dados e inteligência geoespacial para o agronegócio, monitoramento ambiental e de sistemas aquáticos por meio de imagens multiespectrais e hiperespectrais.

Conforme o professor Alisson do Carmo, da Toledo Prudente, o principal objetivo “é inovar, com foco na essência científica, tecnológica e humana”, utilizando produtos e processos por meio de soluções de análise de dados e inteligência geoespacial.

Serviço: Para conferir a apresentação do coordenador das Trilhas TIE, Alisson Fernando do Carmo, e da aluna do 8º termo de Engenharia Civil da Toledo PrudenteNariane Marselhe Ribeiro Bernardo do Carmo, basta acessar o link do Programa Fapesp