CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Toledo Prudente cria impressora 3D com lixo eletrônico

Vitor de Barros, técnico do Espaço Maker do Centro Universitário, utilizou equipamentos e peças disponibilizados pela instituição para o projeto.

Mariane Peres

28/05/2020

A tecnologia transforma. Foi com essa motivação que o técnico do Espaço Maker da Toledo Prudente, Vitor de Barros, fez a reutilização de lixo eletrônico para montar uma impressora 3D. O equipamento foi produzido por meio de máquinas de última geração da Toledo Prudente, além de peças do projeto E-Lixo, também do Centro Universitário, que busca dar destinação correta a materiais eletrônicos descartados.

Por ter um Espaço Maker completo, voltado à tecnologia e inovação, a Toledo Prudente possui máquinas modernas de corte à laser e impressoras 3D, assim como drones de captura de imagens e outros equipamentos disponibilizados a todo corpo acadêmico. Todos esses aparatos eletrônicos visam oferecer ainda mais dinamismo às aulas práticas e teóricas, incentivando a criatividade dos estudantes.

De acordo com o técnico da Toledo Prudente, Vitor de Barros, que criou a impressora 3D com peças reutilizadas, esse equipamento veio para somar ao Espaço Maker, oferecendo mais uma opção de análise e estudo aos universitários.

Região de Presidente Prudente terá quarentena flexibilizada
Imposto de Renda: o que mudou na pandemia?

Fiz esta impressora para que os alunos pudessem mexer sem a preocupação em quebrar, pois é possível conseguir peças sobressalentes no lixo eletrônico. Além disso, por ter sido fabricada por mim, posso garantir a assistência do equipamento, o que se torna mais uma vantagem”, pontuou.

Ainda segundo o técnico da Toledo Prudente, para adquirir uma impressora 3D nova, na qual a menor e mais em conta é produzida na China, seria necessário desembolsar cerca de R$ 3 mil. Já a produzida por ele, com peças de lixo eletrônico, teve o gasto de, aproximadamente, R$ 300. Ele levou cerca de um mês e meio para finalizar a máquina.

E não é apenas o baixo custo que incentivou essa “reciclagem eletrônica”, mas sim, o comprometimento da Toledo Prudente e de seus colaboradores com a saúde pública e meio ambiente. Com a rapidez da tecnologia, milhares de aparelhos são substituídos diariamente e descartados de maneira incorreta, o que gera danos irreversíveis.

Por terem peças que demoram muito tempo para se decompor – mais de um milhão de anos – como vidro e plástico, esses equipamentos contribuem com a redução do tempo de vida útil dos aterros sanitários, pois aumentam o volume de lixo.

Além disso, os metais pesados existentes na composição de peças eletrônicas geram contaminações ao meio ambiente, através do solo e da água, e à saúde humana, devido aos poluentes tóxicos que emitem. É por isso que, desde 2011, a Toledo Prudente se tornou um ponto fixo de recolhimento de lixo eletrônico, através do E-lixo, que é credenciado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Este projeto, além de dar destinação correta aos materiais e fazer a reutilização consciente com a criação e desenvolvimento de novos equipamentos, oferece ainda mais uma ferramenta de estudo aos alunos: o Museu Eletrônico da Toledo Prudente. Nele, há mais de 500 peças em exposição, como computadores, televisores e telefones, utilizados para mostrar o avanço tecnológico ao longo dos anos para os estudantes.

Serviço: E você, já reciclou algo hoje? Compartilhe suas ideias e projetos com a Toledo Prudente pelo e-mail: comunicação@toledoprudente.edu.br .