No coração de Prudente

Em homenagem, Centro Olímpico de Prudente recebe o nome de Milton Pennacchi

O complexo esportivo conta com piscinas, pista de ciclismo, a sede administrativa da Secretaria Municipal de Esportes e outros.

Paulo Sereguetti

03/12/2020

O Prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, sancionou e promulgou a Lei 10.279/2020 na qual o atual Complexo do Centro Olímpico passa a ser denominado “Centro Olímpico Milton Pennacchi”. A Lei é de 21 de outubro de 2020. 


Para o chefe do executivo prudentino, Milton Pennacchi é merecedor de todas as homenagens porque sempre esteve à frente do seu tempo como empresário, educador e amigo. “Deixar o seu nome gravado em uma obra pública é uma forma de eternizar o seu legado para a educação desta cidade. É uma forma de reconhecer sua grandiosidade e inspirar outras gerações. O Centro Olímpico está localizado no coração de Prudente, mesmo lugar onde vive ‘Seo’ Milton”, contou. 


Nelson Bugalho explica que, Milton soube desta homenagem em vida, há alguns anos. No entanto, como espaços públicos e ruas não podem receber nomes de pessoas ainda em vida, ela foi adiada até os dias atuais.  “Fiquei muito honrado, embora triste pelo seu falecimento, de poder reestabelecer essa legítima homenagem”, finalizou. 


O “Centro Olímpico Milton Pennacchi” conta com um complexo de piscinas, arquibancadas, setor administrativo da Secretaria Municipal de Esportes, pista de ciclismo, pista de atletismo e outros. Ele está situado em um espaço nobre do Parque do Povo. 


De acordo com Zelly Pennacchi Machado, filha de Milton Pennacchi e reitora da Toledo Prudente, a homenagem honra ainda mais seu legado. “Meu pai ficaria muito feliz em emprestar seu nome para esse local onde os jovens podem desenvolver suas habilidades esportivas e destacar o nome da cidade pelo mundo, assim como fazem muitos jovens na Toledo Prudente”, disse. 


“Eu, mamãe e toda a nossa família, estamos profundamente agradecidos por essa homenagem da Prefeitura de Presidente Prudente e a todas as outras que estamos recebendo ao longo das últimas semanas. ‘Seo’ Milton era realmente um homem admirável e amado por todos. Por onde eu vou, sempre tem alguém, com uma boa história dele para me contar”, finalizou Zelly. 


Sobre o homenageado

Milton Pennacchi faleceu no dia 20 de setembro decorrente de uma insuficiência respiratória agravada pela Covid-19. Ele deixou esposa, quatro filhas, dez netos, um bisneto e um Centro Universitário inteiro repleto de alunos, egressos, professores, colaboradores e amigos que o admiravam e sentem saudade.  


Ele mudou para Presidente Prudente em março de 1961, a convite do Dr. Antônio Eufrásio de Toledo com o objetivo de instituir na cidade a tão desejada Faculdade de Direito, o que aconteceu em maio do mesmo ano. 


Milton adotou Prudente e daqui nunca mais saiu. Prudente, por sua vez, acolheu esse mineiro que passou a ser chamado carinhosamente de “Seo” Milton. Seu legado, à frente da Toledo Prudente durou 59 anos, refletidos em muito trabalho, conquistas, acolhimento, oferta de um ensino de qualidade e muito mais. 


Leia mais sobre Milton Pennacchi