IPT

Grupo de alimentos apresenta deflação, com destaque ao preço da batata e do frango resfriado

Em contrapartida, outros grupos sofreram aumento de 2,60%.

Julhia Marqueti

27/03/2024

A Toledo Prudente, por meio da Empresa Júnior Toledo, realizou mais uma pesquisa Índice de Preços Toledo (IPT). Desta vez, uma deflação foi notada no grupo de alimentos e, em contrapartida, um aumento nos grupos de limpeza e de higiene pessoal.  


Ao todo, a cesta básica apresentou uma inflação de 2,60% em relação ao resultado da segunda quinzena do mês anterior, ou seja, o consumidor que gastava R$970,03 para comprar a cesta básica do IPT, hoje, gasta em média, R$ 995,28.


O grupo de higiene pessoal foi o que mais apresentou aumento, sendo uma inflação de 3,55%. Aqui, destaca-se o desodorante spray (90-100ml) com aumento de 17,80% e o sabonete (85-90g) com acréscimo de 16,65%.


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O aumento segue, também, no grupo de artigos de limpeza, com uma inflação de 2,74%, com destaque para a sabão em pó (800 g) que teve uma queda de 15,65% e o sabão em barra (5 unidades) com diminuição de 5,89%.


Por fim, e em contrapartida, o grupo de alimentos apresentou uma deflação de 1,66%, onde a Batata (kg) teve uma diminuição de 30,12% e o Frango resfriado inteiro (kg) com queda de 17,54%.


Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o Vinagre que variou entre R$ 1,45 e R$ 6,99, resultando numa diferença de 382,07% e o Absorvente aderente (8 unidades) que foi de R$ 1,69 à R$ 5,99, com uma diferença de 254,44%.


A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 48%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 456,86. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 307,96, economizando assim, R$148,90.


A pesquisa teve a participação de 04 alunos da Toledo Prudente: Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos, Camila de Souza Prado e Gabriel Menocci Losco. Os trabalhos foram orientados pela Supervisora de Práticas Profissionais Victoria Gonçalves Trevizan.


Sobre o IPT    

O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.


Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.