INTERNACIONAL

Direito da Toledo Prudente está classificado para 2ª fase de competição na Alemanha

Nuremberg Moot Court Competition se trata de um julgamento simulado no âmbito do Tribunal Penal Internacional.

Julhia Marqueti

07/02/2024

O curso de Direito não cansa de trazer ótimos resultados para a Toledo Prudente. Desta vez, a notícia que animou a todos foi a classificação para a 2ª fase da Nuremberg Moot Court Competition, competição da Alemanha.

Trata-se de uma competição de julgamento simulado no âmbito do Tribunal Penal Internacional. Nela, são selecionadas as melhores equipes do mundo, estando os alunos do Centro Universitário entre elas.

Na disputa, que acontece totalmente em inglês, os universitários precisam incorporar o papel de acusação e defesa de um acusado de crimes internacionais, com base em um caso hipotético.

O atual grupo, que representa a Toledo Prudente, é composto por:

Competidores: Rogério Fernando Ferreira Junior, Larissa Baroni Fortunato e Milena Borges Lima;

Coach: Maria Fernanda De Toledo Pennacchi Tibiriçá Amaral;

Pesquisadores: Ana Beatriz de Alcântara Ishibashi e Pedro Henrique e

Coordenador da equipe: Lucas Noya

A equipe toda já superou a primeira fase que se tratava do envio de uma carta de motivação. Com a aprovação, a Toledo Prudente está classificada para a 2ª fase que se trata da produção de duas argumentações escritas, uma como acusação e outra como defesa.

Segundo a treinadora, Maria Fernanda, a expectativa para a competição é grande.

“Estamos bem confiantes e estamos nos preparando há alguns meses. Creio que temos chance de avançar para as fases orais. Esse é o nosso objetivo”, destaca.

A fase oral, citada pela também docente do Centro Universitário, é a 3ª e última fase. Nela, apenas as 50 melhores equipes  são selecionadas e participam de forma presencial na sede do O Tribunal de Nuremberg, na Alemanha.