NOVIDADE!

Angelo Luiz Ferro é o novo coordenador de Psicologia

O docente, é mestre em Psicologia e possui artigos, capítulos e livros publicados na área.

Julhia Marqueti

26/01/2024

O curso de Psicologia da Toledo Prudente tem um novo coordenador: Angelo Luiz Ferro. O psicólogo que é mestre na área e chega, não só para coordenar, como para ministrar aulas da graduação do Centro Universitário. Atualmente, Angelo faz doutorado em Psicologia Clínica e Psicologia Social.

Apesar do nome ser novo na casa, Angelo chega motivado para manter a qualidade de ensino que é a identidade da Toledo Prudente. Além disso, o novo coordenador, não deixa de elogiar o time de docentes que caminhará com ele.

“O curso de Psicologia da Toledo Prudente se destaca pelo corpo docente altamente qualificado, estrutura física a fim de atender às demandas dos discentes, bem como, uma grade curricular muito atual, que objetiva responder às exigências do mercado de trabalho que está em constante evolução. E é com muita alegria que agora passo a integrar esse time!”, afirma Angelo.

Para ele, conectar os alunos ao mercado de trabalho é extremamente importante e, para isso, a estrutura física, composta por laboratórios especializados e clínica escola de Psicologia, tem papel fundamental.

“A instituição conta com uma Clínica Escola que atende às disciplinas de: terapia com criança, ludoterapia, terapia com adulto e idoso, terapia em grupo, avaliação psicológica e a interface da psicologia com a reabilitação - parceria com o curso de Fisioterapia”, conta o professor.

O novo coordenador aproveita, ainda, para destacar a grade de disciplinas que compõem os 4 anos de curso.

“Quem se forma no curso de Psicologia tem uma variedade de possibilidades de atuação, e nosso curso atende, em suas disciplinas e estágios, a esta formação. Alguns exemplos de atuação são muito conhecidos pela população como, por exemplo, a Psicologia Clínica, a Psicologia e Educação, a Psicologia Organizacional e do Trabalho, no entanto, nosso curso foi concebido e está configurado de tal modo que o estudante tenha formação na área da Psicologia Jurídica, da Avaliação Psicológica, na Psicologia Social e Comunitária, nas Políticas Públicas e na área da Família e Grupos”, enfatiza.

Por último e não menos importante, o coordenador que também atua na área da pesquisa, encontra mais um motivo que o faz acreditar no diferencial da Toledo Prudente frente aos outros cursos de Psicologia da região: os grupos de estudo.

“Os nossos professores desenvolvem grupos de estudos que auxiliam os estudantes a se aprofundarem em temas propostos nestes grupos. No que toca a tecnologia e inovação, além de os discentes terem contato com disciplinas que os instrumentalizam nesta área, temos a infraestrutura de podcast e comunicação para que os estudantes desenvolvam, sob a supervisão dos professores, discussões e debates sobre vários conteúdos”, finaliza.

Conheça mais sobre Angelo:

Angelo é graduado em Psicologia pela UFMS, onde  foi bolsista PIBIC e premiado pela pesquisa em 1º Lugar no Estado na Área de Ciências Humanas no XVIII Encontro de Iniciação Científica/Integra UFMS 2017. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMS.

Durante o curso de graduação participou em comissões da universidade, bem como grupos de pesquisa, tais como: Grupo de Estudo Formação do Indivíduo e Trabalho (Gefit/UFMS), Laboratório de Estudos da Violência, Gênero e Sexualidade (LEVS/UFMS) e grupo de Pesquisa em Psicanálise Contemporânea (Psicon/UFMS).

Hoje, Angelo é integrante do Laboratório de Pesquisas Avançadas em Psicanálise e Subjetividade (LAPSU), vinculado à PUC-Rio e do Laboratório Interunidades de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP), vinculado à USP.  Faz doutorado em Psicologia Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio, orientando da Profa. Dra. Monah Winograd e em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da USP, orientando do Prof. Dr. Nelson da Silva Júnior. Possui artigos, capítulos de livros e livros publicados na área da Psicologia. Além da área da pesquisa e docência, atua na Psicologia Clínica.