ATENDIMENTO

Clínica Escola de Fisioterapia é responsável por melhora de paciente após sequelas de AVE

Após meses de tratamento, Raquel voltou a esticar o braço.

Julhia Marqueti

29/04/2024

A fisioterapia desempenha um papel fundamental na sociedade, oferecendo uma ampla gama de benefícios que vão desde a recuperação física até a melhoria da qualidade de vida. Os fisioterapeutas são profissionais especializados em promover a reabilitação e prevenir lesões, utilizando técnicas e exercícios que visam restaurar a função motora e reduzir a dor.

E é exatamente tudo isso que é visto na Clínica Escola de Fisioterapia da Toledo Prudente todos os dias. Os professores orientam e os alunos do curso se desdobram para promover para moradores de Presidente Prudente uma qualidade de vida melhor.

Entre tantos atendimentos, alguns se destacam por tamanha importância e evolução. Como é o caso da Raquel Sulamita Eugênio do Amaral, que procurou a clínica para um tratamento por conta das sequelas de um AVE (Acidente Vascular Encefálico), que sofreu em 2019.

Com uma sequela na mão, Raquel necessitava de um tratamento específico para que melhorasse o movimento do membro e, com o curso de Fisioterapia da Toledo Prudente, ela encontrou.

“Inicialmente eu fazia pelo meu plano de saúde. Mas percebi que, com o tempo, o tratamento estagnou. Por isso decidi procurar o atendimento no postinho e lá, fiquei sabendo da clínica da Toledo Prudente. E em poucos meses de tratamento já consegui ver uma evolução”, conta Raquel.

O tratamento todo é elaborado por alunos de Fisioterapia, com o acompanhamento das professoras Alice Haniuda Molitero e Allysie Cavina, mas neste caso, em especial, os responsáveis pelo projeto foram João Pedro Cayres Fernandes e Ana Carolina Nascimento Sapia, ambos do 9° termo.

Na busca pela melhora do movimento das mãos, João e Ana optaram por uma linha de tratamento que pudesse devolver as habilidades da Raquel.

“Vendo as suas maiores limitações e suas maiores queixa eu e minha parceira de estágio

Ana, entramos em um consenso que nosso objetivo era devolver a sua melhor função, fazer o máximo para que ela pudesse voltar a realizar as pequenas tarefas diárias que para o caso dela é uma conquista para a mesma”, explica João.

Para eles, a melhor escolha seria o uso de uma órtese.

“O objetivo da órtese para Raquel, era que ajudasse a devolver os estímulos que as articulações de mão e dedos tinham perdido, e diminuição redução da espasticidade. Para assim, conforme as manipulações realizadas durante os atendimentos, não fossem perdidas”, complementa Ana.

Evolução

O plano de tratamento e os atendimentos presenciais foram tão eficazes que trouxeram ótimos resultados para a Raquel. A rigidez da área foi diminuindo e, aos poucos, os movimentos foram voltando.

“Quanto mais eu esforçava minha mão, mais elas entravam em garra. A órtese chegou e realmente me ajudou muito. O meu braço que antes não esticava, hoje já está esticando. É muito bom ser atendida na Toledo Prudente, dá para perceber que os alunos têm vontade de ver o progresso de cada paciente”, exalta Raquel.

Segundo João, todo o conjunto do trabalho permitiu que a evolução fosse possível e, para ele, notar o atual desempenho da Raquel é de uma sensação única.

“O cotovelo dela era bem rígido e com muito trabalho de mobilização, fortalecimento, ativação muscular, conseguimos quebrar a fibrose que havia e progredir no caso dela. Para nós é muito gratificante ver a evolução da mesma, uma mulher que passou um grande susto com tudo isso e ver ela evoluindo dia após dia é muito bom, a felicidade dela é a nossa felicidade”, finaliza João.

O sentimento de gratidão é também o da Ana e com grande significado.

“É muito gratificante pra mim poder ajudar um paciente, ter uma qualidade de vida melhor, para que ele consiga voltar realizar suas atividades de vida diária. E ver a evolução da Raquel para mim, é a melhor forma de ver que estamos conseguindo realizar nosso trabalho”, finaliza.