EM ALTA

Engenharia de Produção: a mais abrangente das engenharias

A formação oferece um grande leque de possibilidades já que aborda diferentes áreas de atuação.

Julhia Marqueti

13/09/2023

Quando o assunto é Engenharia de Produção, mais de 20 áreas de atuação podem ser citadas. Por isso, a formação é considerada uma das mais abrangentes e procuradas quando se fala nas áreas de Engenharias.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), o setor agrega diversas opções de atuação nos mais diversos tipos de organizações. O que amplia o leque de possibilidades aos futuros profissionais.

FAÇA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA TOLEDO PRUDENTE

Na Toledo Prudente, o curso de Engenharia de Produção tem nota máxima de Reconhecimento no Conceito MEC – Ministério da Educação. Além disso, alunos e egressos da faculdade se destacam por meio da Certificação Black Belt, a “faixa preta” na metodologia Lean Six Sigma. O certificado é  responsável por dar ao profissional a especialização teórica e prática para a Estatística Aplicada à Ciência de Melhoria. Ou seja, os formados no Centro Universitário saem prontos para o mercado de trabalho.

Com um corpo docente extremamente capacitado, os universitários adquirem diversas habilidades como: competências básicas comuns a todas as engenharias, das quais pode-se citar: cálculo, física, mecânica geral, métodos matemáticos, mecânica dos fluidos, etc.

De forma geral, diversas áreas de atuação podem ser ligadas diretamente a Engenharia de Produção. Mas para facilitar o entendimento, as possibilidades podem ser divididas em três grandes grupos, sendo:

- Planejar;

- Projetar;

- Gerenciar sistemas operacionais.

Na área de Planejamento, estão os conhecimentos voltados para as tomadas de decisões dentro de uma instituição, como:

- Pesquisa operacional;

- Desenvolvimento de padrões de qualidade;

- Planejamento administrativo;

- Gestão financeira;

- Gestão logística;

- Plano de ação para otimização de processos industriais, entre outros.

Por outro lado, quando o assunto é sobre projetar, também é importante ligar ao termo “mão na massa”. Neste grupo, estão aqueles que implementam processos que facilitam o desenvolvimento nas instituições, como:

- Melhorias em produção industrial;

- Checagem de qualidade de produto;

- Gestão de equipamentos;

-Otimização de processos e sistemas complexos;

- Revisão de programas de produção;

- Controle de produção;

- Controle de eficiência.

Já o Gerenciamento de Sistemas Operacionais, envolve os sistemas de operação de grandes indústrias. Como o Engenheiro de Produção é um profissional apto a trabalhar em diferentes áreas, como Tecnologia, por exemplo, pode se tornar responsável pelo gerenciamento geral dos sistemas desenvolvidos dentro de ambientes de trabalho específicos.

Aulas práticas? São na Toledo Prudente

O curso de Engenharia de Produção na Toledo Prudente conta com muitas atividades práticas dentro e fora da faculdade. Durante as disciplinas os alunos são desafiados nos problemas fictícios e reais de empresas.

Além disso, os estudantes têm acesso a espaços como Sala de Desenho, Laboratório de Química e Física, Maquetaria, Laboratório de Informática, Laboratório de Materiais de Construção, Laboratório de Inovação, Oficina de Metodologias Ativas e Oficina de Projetos Integradores.

Conheça mais sobre o curso.