Toledo Prudente realiza descerramento de placas em homenagem a Juristas

Dr. Luciano de Souza Pinheiro e Dra. Zélia d’Arce Pinheiro emprestarão seus nomes ao prédio onde está localizado o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos.

Julhia Marqueti

09/08/2023

Nesta sexta-feira (11), a Toledo Prudente realizará a solenidade de descerramento de placas do prédio onde está localizado o EAAJ (Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos).

Os escolhidos para serem homenageados foram o Dr. Luciano de Souza Pinheiro e a Dra. Zélia d’Arce Pinheiro, que a partir do evento emprestarão seus nomes ao espaço jurídico.

A escolha dos nomes se dá por conta da importância que ambos têm na região de Presidente Prudente, o laço criado com a instituição Toledo Prudente e, também, por serem referência na comunidade jurídica, admirados e respeitados na área.

A solenidade está marcada para acontecer às 11h, no prédio do EAAJ, localizado na rua Alvino Gomes Teixeira, n° 340, e todos estão convidados.

Sobre Dr. Luciano e Dra Zélia

Luciano de Souza Pinheiro nasceu em Severínia, interior de São Paulo, em 12 de dezembro de 1938, filho de Adail Pinheiro e Maria de Lourdes de Souza Pinheiro. Logo após o nascimento, passou a residir em São Paulo e lá permaneceu até 1964, com exceção do período de 1942 a 1947, quando a família morou em Indiana.

Em São Paulo estudou em quatro colégios, sendo eles: Colégio São Bento, Liceu São Paulo, Liceu Siqueira Campos e Colégio Bandeirantes. Em 1959, ingressou no curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), colando grau em dezembro de 1963.

Em março de 1964, juntamente com a esposa, Zélia Dantas d’Arce Pinheiro, passou a residir em Presidente Prudente. Na cidade, o casal teve os seus quatro filhos, Maria de Lourdes, Maria Laura, José Eduardo e Paulo Eduardo.

Ainda em Prudente, Luciano iniciou o exercício da profissão, em escritório localizado na Avenida Washington Luis, e lecionou no curso de Direito, na Toledo Prudente, durante 38 anos, de 1966 a 2003.

Luciano também foi procurador da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente nas gestões de Florivaldo Leal e Watal Ishibashi. Foi presidente da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, no período de 1981 a 1984. A diretoria presidida por ele, com o apoio da Seccional de São Paulo, construiu e inaugurou a Casa do Advogado em 1982. Dr. Luciano, faleceu no dia 20 de dezembro de 2012.

Natural de Presidente Prudente, Zélia Dantas d’Arce Pinheiro nasceu no dia 13 de outubro de 1937, filha de José Cupertino d’Arce e Lydia de Azevedo Dantas d’Arce.

Em Prudente, estudou no Colégio Cristo Rei e no Instituto Educacional Fernando Costa e, em São Paulo, em regime de internato, cursou o Colégio Santa Inês, mantido pelas Irmãs Salesianas.

Formou-se em Pedagogia, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), no ano de 1960, sendo que nos anos subsequentes, especialmente entre 1961 e 1968, lecionou no Instituto de Educação Fernando Costa, no Colégio Cristo Rei e no Colégio São Paulo, quando já havia retorno para Presidente Prudente.

Graduou-se em Direito, na Faculdade de Direito de Presidente Prudente, em 1978, à época ligada à ITE (Instituição Toledo de Ensino) e hoje a atual Toledo Prudente. Após a conclusão desse curso, especializou-se em Direito do Trabalho, na PUC.

Na região de Presidente Prudente, foi pioneira na atuação na área do Direito, advogando por mais de 30 anos. Lecionou na Toledo Prudente, entre 1982 e 2003.

Dra Zélia, ainda foi fundadora e ainda é sócia do escritório Pinheiro e d’Arce Pinheiro Advogados.

Sobre o EAAJ

O EAAJ (Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos) da Toledo Prudente compõe o NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) e presta atendimento jurídico gratuito à população carente, nas áreas cível, criminal e família.

O trabalho é desenvolvido por alunos da graduação e pós-graduação de Direito, sob orientação de professores advogados. A atuação no EAAJ possibilita o exercício da prática profissional e da responsabilidade social ainda durante a graduação.

Ainda por meio do EAAJ, desde 2010, foi firmado um convênio entre a Toledo Prudente e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, no qual alunos selecionados para estágio compõem uma equipe de prestação de serviço aos assistidos.