Oportunidade

Toledo Prudente oferece bolsas de estudo PIBIC no valor de R$ 700

As inscrições começaram hoje (3) e seguem até o dia 20.

Julhia Marqueti

03/08/2023

As inscrições para o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) da Toledo Prudente já tem data marcada para começar. A partir de hoje, 3 de agosto, os alunos de qualquer um dos cursos de graduação, seja presencial ou EAD, podem concorrer a uma bolsa de estudos do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), de R$700,00. 


CONFIRA O EDITAL COMPLETO


As inscrições seguem até o dia 20 de agosto e devem ser feitas de modo presencial. Importante destacar que os alunos inscritos devem ser aderentes dos grupos de pesquisa do Centro Universitário e que, após a inscrição, o candidato, deverá entregar os seguintes documentos na secretaria do EAA (Escritório de Apoio Acadêmico), de segunda a sexta, das 8h às 12h, 13h às 17h e 18h às 21h.


- Histórico Escolar completo e atualizado; 

- Projeto de Pesquisa; 

- Currículo Lattes atualizado. 


 Ao todo, são quatro vagas abertas, disponibilizadas em três linhas de pesquisa: 

- 02 bolsas: Direito Internacional Constitucional – Orientador: Prof. Dr. Sérgio Tibiriçá Amaral Direito 

- 01 bolsa: Penal na Modernidade – Orientador: Prof. Dr. Glauco Roberto Marques Moreira 

- 01 bolsa: Grupo de Estudos Científicos em Saúde - GECS – Orientadora: Profa. Dra. Alessandra Madia Mantovani Fabri  


O PIBIC tem como objetivo o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa dos estudantes de graduação e busca despertar a vocação científica e incentivar novos talentos. 


Além disso, o programa também tem como foco: 

- contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;  

- qualificar alunos para os programas de pós-graduação;  

- estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural;  

- proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa