Na prática

Arquitetura da Toledo Prudente desenvolve Plano de Mobilidade para Venceslau

O trabalho envolve a proposta para implantação de parklets, estruturas de lazer e convívio próximo das calçadas.

Julhia Marqueti

10/08/2023

Não é novidade que a atuação da Toledo Prudente, por meio de projetos de extensão e acadêmicos, impacta positivamente no desenvolvimento da região de Presidente Prudente.

Desta vez, chegou o momento do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Toledo Prudente, contribuir para que adaptações sejam feitas na cidade de Presidente Venceslau, tendo como foco as melhorias por meio do Plano de Mobilidade Urbana.

Orientadas pelo professor Rodrigo Criado, seis alunas do curso realizaram a proposta para implantação de parklets, estruturas de lazer e convívio próximas das calçadas, na praça "Dr. Álvaro Coelho", conhecida como praça da Matriz. Sendo elas: Alana Alves Adorno, Julia Maria Veríssimo Gomes de Carvalho e Silva, Isabella Camile Favarão, Isadora Luca Neves, Lívia Jerônimo Dalmazo e Maria Fernanda Galvão Bellini.

O projeto tem como objetivo oferecer para a população novas áreas de lazer e descanso, através de três parklets que terão bancos, mesas e bicicletário. Os parklets se tratam de uma estrutura que serve como um espaço compacto de convivência, que é implantado em locais anteriormente utilizados como estacionamento, como é o caso do projeto.

Segundo o professor, a oportunidade surgiu após a prefeitura de Venceslau entrar em contato com o Centro Universitário, para o desenvolvimento da parceria.

“O Plano de Mobilidade é uma obrigatoriedade que o município tem e a prefeitura conversou com a Toledo Prudente para fazer essa parceria. Entendemos a necessidade de ter seis alunas junto conosco e, por meio de uma avaliação interna, escolhemos elas. Três são de Venceslau, o que facilitou muito na parte de cobertura de campo”, explica o professor.

Já quando o assunto é o desenvolvimento do trabalho, Rodrigo cita todas as etapas que foram feitas para que o projeto fosse aprovado. O trabalho, digno de “gente grande”, ofereceu às alunas experiências que são importantes para o futuro de cada uma delas como profissional.

“Não é apenas um simples projeto. Elas tiveram que desenvolver o Plano de Mobilidade, com as leis e orientações técnicas, o Manual de Parque, de acessibilidade, de ciclovia. Então foi uma experiência de networking, de contato com a prefeitura, experiência de trabalho mesmo. Foi incrível vê-las se aprofundando na área de mobilidade urbana, buscando mais leituras para poder montar os manuais, que é um material mais técnico”, conta Rodrigo.

Para Júlia Maria Verissimo Gomes de Carvalho e Silva, o trabalho foi desafiador mas também gratificante. Além de atuar na área que escolheu para a vida, Julia fez um projeto de melhoria e que será implantado para a sua cidade natal.

“Fizemos análises em diversos bairros e ruas da cidade, ressaltando todos os problemas apresentados, como buracos nas ruas, falta de sinalização, calçadas irregulares, entre outros. E, para identificar esses problemas, tivemos que andar por essas ruas, sentir o que os pedestres sentem.  Apesar de todo o esforço necessário para esse feito, todo o processo de planejamento e realização do projeto foram muito gratificantes e enriquecedores para a minha formação como arquiteta e urbanista. Fiquei muito feliz em participar dele, já que o mesmo envolve a cidade em que nasci e morei a maior parte da minha vida”, finaliza Júlia.

Ainda de acordo com o professor Rodrigo, a cidade tem como objetivo inaugurar os espaços até outubro.

“Na verdade, a ideia era que fossem feitos até o aniversário da cidade, que é dia 2 de setembro, mas tudo indica que serão entregues em outubro. Já está tudo encaminhado, os materiais e até quem vai montar os projetos”, finalizou o professor.

Este não é o único projeto que envolve outros municípios da região de Presidente Prudente. O curso de arquitetura e urbanismo também já propôs e realizou melhorias para Teodoro Sampaio, Presidente Epitácio e, até mesmo, para Prudente.