Oportunidade

Alunas de Fisioterapia oferecem aulas de dança e exercícios resistidos gratuitos à comunidade

O público-alvo são mulheres, com idade entre 20 e 60 anos e o IMC maior ou igual a 25 kg/m2.

Julhia Marqueti

11/08/2023

As alunas do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente, Tissany Bazan e Nathália Cavalcanti, decidiram oferecer oportunidades gratuitas às mulheres da comunidade. A iniciativa faz parte do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e busca ofertar mais qualidade de vida para as participantes.


As alunas do 8° termo contam com a orientação da professora Allysie Cavina no projeto que oferece aulas de ritmos dance e também de exercícios resistidos. O projeto tem como público-alvo mulheres, com idade entre 20 e 60 anos e com o IMC (Índice de Massa Corporal) maior ou igual a 25 kg/m2.


Tendo como objetivo avaliar qual das duas modalidades de exercício físico apresenta maior adesão e benefícios entre as mulheres, Tissany explica quais outras vantagens podem ser adquiridas com as práticas.


“O estudo pretende contribuir com maiores evidências sobre a saúde física, mental e social de mulheres e, claro, ainda teremos a oportunidade de contribuir de forma satisfatória com aquelas que toparem fazer parte do projeto, afinal, incluiremos pelo menos um exercício físico na rotina delas por, pelo menos, dois meses”, explica a aluna.


As aulas terão duração de uma hora e acontecerão às terças e quintas-feiras, sendo a dança, das 13h às 14h, e o exercício resistido, das 15h às 16h. Todos os encontros acontecerão na Clínica Escola de Fisioterapia da Toledo Prudente.


Para marcar presença, é necessário agendar a avaliação pelo telefone ou whatsapp dos seguintes números:

Tissany Bazan - 18 99633-1550 

Nathália Cavalcanti – 18 99699-6993


“A avaliação física será completa, incluindo a análise da composição corporal através da Bioimpedância, e também aplicaremos um questionário e a análise de parâmetros cardiorrespiratórios”, explica Tissany.


Benefícios do ritmos dance e dos exercícios resistidos

Como o próprio nome sugere, o ritmo dance engloba vários estilos musicais e diferentes tipos de movimentos, indo dos mais simples aos mais complexos. A parte interessante é que, enquanto aprende uma modalidade de dança e se diverte, o corpo também ativa a perda de caloria.


Já os exercícios resistidos se trata de um treinamento contra resistência que conta com a utilização de pesos. Assim como a dança, os seus benefícios são incontáveis, como desenvolvimento de potência, força e resistência muscular, diminuição de gordura corporal, e aumento de massa magra.