Ilustração e cuidado

Aluna de Marketing e Publicidade da Toledo Prudente atua como capista de livros

Camila Aparecida Roberdo Dias é a responsável por dar identidade aos livros da Rubi Editorial.

Julhia Marqueti

08/08/2023

A capa do livro é o primeiro contato do leitor com a obra. Claro que alguns escolhem não julgar pela capa, porém existem outros que optam por escolher qual livro levar, exatamente pela aparência que chamou a atenção.

Mas o que quase ninguém observa, é o fato de que, por trás da capa, existe alguém que trabalhou estrategicamente para tentar resumir todo o conteúdo de páginas e páginas em apenas uma ilustração.

E, na Toledo Prudente, temos exatamente essa pessoa, a responsável por dar “cara” aos livros e aos sonhos dos autores.

Camila Aparecida Roberdo Dias, 21, é aluna do curso de Marketing e Publicidade e atua como capista da Rubi Editorial. O trabalho, que envolve muita empatia e, claro, detalhismo, nunca havia passado pelos planos da aluna da Toledo Prudente.

“Foi uma oportunidade que surgiu quando comecei a trabalhar como freelancer no design gráfico e eu abracei a oportunidade. Conheci a dona da editora em um trabalho anterior, nos demos muito bem e ao abrir a própria editora, a Jéssica Braga entrou em contato comigo para que eu fizesse as capas para a editora dela. Desde então, todos os livros da Rubi Editorial têm tido um toque meu em suas capas”, conta Camila.

Para ela, o processo criativo e o resultado só ficam 100% interessantes quando, tanto ela quanto o autor do livro, estão dispostos a terem uma conversa profunda. Afinal, a capa tem que apresentar a mensagem que o autor deseja que os seus futuros leitores tenham no primeiro contato com a obra.

“A forma que eu trabalho em ambos os casos é bem diferente, então com os autores eu tento ser mais sensível, compreensiva e menos aberta a dar tantos ‘pitacos de marketing’, porque eles querem ter sua mensagem representada, então minha relação se torna de carinho, tentando replicar a personalidade e os sonhos daquele autor em uma imagem. Meu processo criativo está inicialmente atrelado ao diálogo. Eu gosto de dar total abertura para o autor falar tudo o que ele pensa e evito fazer um briefing pesado. Muitas vezes o autor sequer fala sobre o que espera para a capa, então é muito importante ser empático”, explica a aluna.

A fala do autor ganha tanta importância no trabalho de Camila, que chega ao ponto de mudar a percepção dela sobre o próprio trabalho.

“Eu sou suspeita de falar, porque normalmente depende do quanto o autor gostou. Eu até posso gostar muito, mas se o autor parar de gostar, eu paro também”, conta a capista.

Porém, entre as mais de 50 capas já publicadas, Camila destaca um trabalho que teve grande significado: o desenho antigo de um autor que ela fez questão de trabalhá-lo para colocar na capa.

“Esse aqui é um dos que me marcou (Sonhos de um apaixonado), porque era um simples desenho antigo que o autor guardou com muito carinho, por muito tempo. Todo mundo dizia que ele não conseguiria usar o desenho dele em uma capa profissional, mas ele fazia muita questão. Então fui editando o desenho dele e coloquei como o principal elemento da capa, mas de forma que ele não ficasse jogado”, conta Camila.

Falando em livros marcantes, Camila destaca os trabalhos que fez com alguns famosos, como: Fábio Vital, que é sexólogo, historiador, mentor e escritor, Tia Surica, sambista, cantora e intérprete de samba-enredo da Portela, Leandro Silva Wanderley, ex-jogador que atuou no Palmeiras, Atlético MG e Vitória, e também o ator Marcos Oliveira, que deu vida ao Beiçola, da Grande Família.

Porém, nem tudo são flores, já que além de ter que resumir páginas e páginas em apenas uma ilustração, outro desafio encarado por Camila são os diferentes tipos de capas, temas dos livros e as diferenças entre os trabalhos publicitários em que já atuou e possui experiência.

“Existe uma diferença muito grande entre o design feito para materiais publicitários e o design feito para trabalhos que podem ser muito afetivos, como livros. Nem sempre vai ser o mais bonito que poderia ser, na minha opinião, mas sempre trabalho para que seja o que aquele autor precisa. A empatia pelo trabalho do outro me proporcionou vários momentos muito bonitos ao longo desses dois anos, porque para mim é extremamente gratificante ouvir os agradecimentos de uma pessoa emocionada por você fazer parte da realização de algo que para ela é um sonho”, enfatiza.

Para conhecer mais os trabalhos da Camila, basta acessar o site da Rubi Editorial.