MUDANÇA

Dr. Sérgio Tibiriçá Amaral é o novo Reitor da Toledo Prudente

O professor foi convidado pela ex-reitora, Zelly Machado.

Julhia Marqueti

17/07/2023

A Toledo Prudente Centro Universitário empossou hoje seu novo Reitor. Trata-se do já conhecido Dr. Sérgio Tibiriçá do Amaral, atual coordenador do curso de Direito. 


Tibiriçá aceitou o convite feito pela então ex-reitora e atual mantenedora da instituição, Zelly Machado. Além de entusiasta da pesquisa, o professor também possui reconhecimento internacional e coleciona convites e participações em evento de vários países, como, por exemplo, Espanha, Portugal, Colômbia, México, Costa Rica e outros. 


Zelly Machado, agora diretora geral da Associação Educacional Toledo, ressalta as qualidades pessoais e acadêmica do Dr. Sérgio Tibiriçá Amaral que justificam a sua condução ao cargo de reitor da Toledo Prudente.


“Ele é uma pessoa competente, talentosa, comprometida e dedicada com a nossa instituição. Tenho plena confiança de que ele trará uma nova perspectiva e liderança inspiradora para guiar nossa instituição rumo a um futuro ainda mais brilhante. É uma transição de continuidade que só fortalecerá a Toledo Prudente academicamente”, afirmou. 


O novo reitor retribui a nomeação e fala dessa nova fase.


“É um reconhecimento que já veio por conta do Seu Milton, e em especial pela reitora, que foi quem me escolheu. Estou com um misto de sentimentos bons e preocupações, porque nunca é fácil, é um desafio para todo mundo. Fico muito grato, a Deus sob tudo e aproveito para usar o trecho de Coríntios, em que está escrito ‘Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”, disse Dr. Sérgio Tibiriçá. 


Na Toledo Prudente, desde 1997, Dr. Sérgio Tibiriçá, atual coordenador do curso de Direito, trabalhou para o curso se tornar o único da região a ter todos sete selos OAB Recomenda. Assim como, comemora com regularidade a presença em outros resultados oficiais, como a excepcional aprovação no Exame da Ordem, ENADE e aprovações em concursos.

  

Ainda na Toledo Prudente, Dr. Sérgio Tibiriçá também foi coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas e atua como professor titular das disciplinas Teoria do Estado e da Constituição, Direito Internacional e Direito Constitucional – Organização do Estado e dos Poderes, no curso de Direito da Toledo Prudente. É também docente do Programa de Pós-Graduação da Instituição Toledo de Ensino (ITE), de Bauru. 


Dr. Sérgio Tibiriçá foi o escolhido por ser comprometido com a Toledo Prudente e, claro, pela difusão da cultura jurídica não só na região, como no Brasil e, até mesmo, no exterior. A nomeação é também um reconhecimento ao trabalho prestado, ao longo de décadas, na formação jurídica de advogados, promotores, juízes e desembargadores, sobretudo, sem se eximir do compromisso de formar cidadãos, sempre pautados pela ética, compromisso e responsabilidade com uma educação que transforma vidas. 


“Tive uma sequência de vitórias acadêmicas, agora tenho um desafio maior. Não é apenas uma questão acadêmica mais, é também de gestão. Ou seja, muito mais complicado do que você ter só um curso, agora vou ter vários cursos, várias aulas, vários professores, todos na minha tutela. Mas eu tenho uma equipe boa, isso vai ajudar, a Zelly montou uma ótima equipe. É um caminho árduo porque a gente tem que ficar a altura e, com certeza, a meta, é crescer mais”, explica o professor. 


Vale destacar, ainda, que o agora atual reitor é membro titular da Comissão Especial vinculada ao MEC (Ministério da Educação), no PNPG (Programa Nacional de Pós-Graduação), responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-graduação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com o objetivo de atender ao anseio da comunidade acadêmico-científica e na consolidação da pós-graduação.  


Com uma vasta lista de artigos e livros publicados no Brasil e no exterior, Dr. Sérgio Tibiriçá é especialista em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, Mestre em Direito das Relações Públicas pela Universidade de Marília e Mestre em Sistema Constitucional de Garantias pela Instituição Toledo de Ensino. É Doutor em Sistema Constitucional de Garantias pela mesma instituição.


Quando o assunto são as participações em eventos especiais, Dr. Sério Tibiriçá coleciona participações nacionais e internacional em eventos acadêmicos e científicos. Além disso, é dono da impressionante marca de mais de 500 participações em bancas, incluindo mestrado, doutorado e graduação. Ele foi ainda o primeiro técnico na IAMOOT e juiz da Corte Interamericana. 


Mais sobre Dr. Sérgio Tibiriçá Amaral 

Dr. Sérgio Tibiriçá também é membro do conselho editorial da Revista Intertemas (Presidente Prudente) e da Revista Intertemas Eletrônica; membro do Conselho Científico da Revista Argumenta, do programa de mestrado e doutorado da Faculdade de Direito do Norte Pioneiro (Universidade Estadual do Norte do Paraná). 


Ele ainda é membro não residente da Asociación Colombiana de Derecho Procesal Constitucional; membro-fundador da Asociación Mundial de Justicia Constitucional e membro vogal para o Brasil; participou como juiz no julgamento simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde foi coach das equipes da Toledo Prudente em várias edições da Inter American Human Rigths Moot Court Competition, da Academy on Human Rights and Humanitarian e American University Washington College of Law. 


Coordena Grupo de Pesquisa e Iniciação Científica da Toledo "Estado e Sociedade", com publicações no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Europa, bem como líder de trabalhos enviados nas três Opiniões Consultivas do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.