APRENDIZADO E DEGUSTAÇÃO

Workshop sobre vinhos com degustação é o próximo evento da Toledo Prudente

Atividade será ministrada pelo chef e sommelier de vinho, Paulo Fernandes, no dia 27 de julho, na Cozinha de Marlene.

Julhia Marqueti

22/06/2023

A Educação Continuada da Toledo Prudente oferece mais uma oportunidade para os admiradores da gastronomia. Desta vez, o foco é nos apreciadores de vinhos que queiram aprender ainda mais sobre a bebida.

Afinal, segundo pesquisa realizada pela Wine Inteligence, cerca de 36% dos adultos brasileiros consomem vinho no Brasil. E, desse número, 92% preferem os vinhos tintos e em seguida aparece os brancos como preferência nacional. Mas nem sempre é fácil escolher o vinho ideal, né?!

Por isso, nada melhor do que aprender e se aprofundar no assunto para não errar a pedida.

Marcado para acontecer no dia 27 de julho, das 18h30 às 22h, o workshop terá como tema o Universo dos Vinhos com ênfase na degustação. Ministrado pelo chef e sommelier de vinho Paulo Fernandes, os participantes poderão aprender a interpretar o vinho a partir da taça, identificar aromas e sabores indo acordo com o potencial de cada um.

A noite será repleta de conhecimento e, quem marcar presença, saíra do workshop pronto para escolher o vinho que lhe agrada entre tantas opções presentes nas prateleiras ou cardápio.

Além de todo o conteúdo que já foi citado, outros temas serão abordados:

1. Definições e nomenclaturas do vinho;

2. Espécies viníferas e suas castas;

3. Formação da memória e percepções sensoriais;

4. Técnicas para aquisição de repertório sensorial;

5. Técnicas de degustação, cor, aromas e sabor;

6. Famílias aromáticas e potenciais organolépticos do vinho;

7. Degustação dirigida e ficha técnica.

Acontecendo na Cozinha de Marlene, o investimento neste aprendizado será de 4 parcelas de R$60,00.

Edições anteriores

Desde 2021, a Toledo Prudente, juntamente com a Educação Continuada e o curso de gastronomia, traz o mundo dos vinhos para mais perto dos prudentinos e moradores da região.

Os encontros sempre são um sucesso e com vagas esgotadas. A Cozinha de Marlene já recepcionou o evento “introdução ao mundo dos vinhos” e duas edições de “O vinho e suas harmonizações”.

Ou seja, você não pode ficar de fora dessa nova oportunidade!

Mais sobre Paulo Fernandes:  chef de cozinha, barista, sommelier de vinho e professor universitário de Gastronomia. Formado há 19 anos. Embaixador da raça Araguaia.