INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2023

Bolsistas do PICT de 2022 destacam a ajuda financeira e curricular que a bolsa oferece

Isabela e Beatriz contam como é participar do projeto, durante um ano.

Julhia Marqueti

27/02/2023

O PICT (Programa de Iniciação Cientifica da Toledo Prudente) está com inscrições abertas para o ano de 2023. Mas não é de hoje que o programa garante ajuda financeira e aumenta o nível curricular dos estudantes que são escolhidos para serem bolsistas.

INSCREVA-SE PARA SER UM BOLSISTA

A exemplo disso, temos as alunas Beatriz Egea, que antes de ser bolsista já participava de forma voluntária, e Isabela Mendez, que participa dos grupos de pesquisa, de Direito Constitucional, desde 2021.

Ambas, que já aproveitaram a oportunidade de serem bolsista do PICT, destacaram que o NEPE (Núcleo de Estudo e Pesquisa) não apenas contribuiu para o orçamento financeiro delas, como também com o aprendizado ao longo do ano.

“Ter essa bolsa e atuar como pesquisadora muda muitas coisas, falando em termos de currículo também, isso porque agrega muito, uma vez que fazemos publicações nacionais e internacionais. Junto ao professor Caíque encaminhei um artigo que seria enviado para um livro de publicação na Europa, por exemplo”, conta Isabela, que foi teve como orientador o professor Caíque, em 2022, no grupo que tinha como tema “Sincretismo Constitucional”.

Beatriz, segunda da direita para a esquerda, fez parte do grupo ''Novo Processo Civil Brasileiro: Garantias Fundamentais e Inclusão Social”.Já para Beatriz, que participou do grupo ''Novo Processo Civil Brasileiro: Garantias Fundamentais e Inclusão Social”, de 2022, afirma que, após tanto aprendizado, o seu único arrependimento foi não ter se inscrito antes.

“Se pudesse dar um conselho aos alunos seria para aproveitarem mais as atividades extracurriculares na graduação, não deixem para o último ano. Como 2022 foi meu último ano da graduação, era a última oportunidade que eu tinha de participar como bolsista, até então só havia participado como voluntária porque tinha receio de não dar conta das obrigações da bolsa, em razão do estágio. Mas em 2022 resolvi superar esse receio e me candidatar à bolsa, sendo aprovada”, conta.

Como foi feita a escolha do tema

Uns optam pelo tema que tem mais curiosidade, outros por aquele que já tem um certo domínio. No caso da Isabela, a identificação pelo assunto foi decisiva para a escolha.

“Gosto muito do Direito Constitucional e do Direito Internacional. A pesquisa nos auxilia a crescer como acadêmicos e seres humanos, então, particularmente, gosto muito de trabalhar com isso juntamente com o assunto que me identifico”, afirma.

Antes de ser bolsista, Beatriz já participava dos grupos de estudo de forma voluntária. E foi nessa participação que contribuiu para escolher o seu tema.

“Há alguns semestres eu optei por participar de forma voluntária mesmo, então já tinha muita afinidade com o tema, com a forma que o Pedro conduzia o grupo, e afinidade com o pessoal também”, lembra.

A vida financeira mais tranquila

Tanto no ano passado como em 2023, o PICT oferece bolsa auxílio de R$400,00 aos alunos que são escolhidos. O valor dá bolsa pode ser usado como desconto na mensalidade, dependendo do valor dela. Para a Isabela, a bolsa foi de extrema valia.

“A bolsa ajudou muito, principalmente em decorrência da pandemia. Fez toda diferença na hora de efetuar o pagamento da mensalidade e, como já vinha descontada no boleto, todo mês era na data acordada”, lembra.

Experiência única e importante

Muitos podem achar cansativo passar o ano todo desenvolvendo uma pesquisa. Porém, quem realmente se dedica ao processo de se aprofundar nesse mundo, destaca os pontos positivos de fazer parte do NEPE e dos encontros que aconteciam quinzenalmente.

“Trabalhar o ano todo com a pesquisa me exigiu muita organização de tempo, e eu realmente aprendi a me organizar melhor, a enfrentar a timidez e participar de forma mais ativa do grupo, pois, como bolsistas, as vezes era necessário que eu conduzisse algumas discussões junto das outras. Acredito que a pesquisa acrescentou muito na minha carreira, porque tive a oportunidade de ter um contato maior com temas que não vemos de forma muito profunda na graduação por falta de tempo”, esclarece Beatriz.

Para Isabela, as palavras “importante” e “produtivo” resumem bem a sua passagem pelo PICT.

“Nos encontros, o professor expunha a matéria e debatíamos. O mais interessante era que o professor nos passava justamente a tese de doutorado dele e com isso desconstruiu muitas ideias que a gente cria, esclarecendo questões históricas do Direito. Inclusive, o tema da minha monografia foi em decorrência de um dos encontros do grupo de pesquisas”, destacou Isabela.

Sobre as inscrições para 2023

O PICT está com inscrições abertas até dia 02 de março, próxima quinta-feira. A inscrição é feita através do link e está liberada apenas para alunos que estão matriculados a partir do 3° termo em um curso de graduação presencial da Toledo Prudente.

CONFIRA O EDITAL DE 2023 COMPLETO

EM CASO DE DÚVIDAS

Caso tenha ficado com alguma dúvida após a leitura do edital, você pode entrar em contato pelo e-mail: nepe@toledoprudente.edu.br.