MELHORIA DA COMUNIDADE

Alunos da Toledo Prudente criam apps para uso na instituição e prefeitura de PP

Projetos surgiram a partir da necessidade do Centro Universitário e comunidade em geral.

Julhia Marqueti

22/12/2023

É mais do que possível usufruir da tecnologia para melhorias no dia a dia. E foi exatamente pensando neste ponto que os alunos do 8° termo de Sistemas de Informação realizaram seus projetos finais do curso.

Três trabalhos foram apresentados, sendo eles:

Finanças PRO;

AFFIP CARE, e

Solicita Cidadão.

Todos os aplicativos foram elaborados ao longo do ano de 2023, nas disciplinas de Projeto Final I e II. Segundo a professora responsável, Viviani Priscila Piloni Vilhegas, os trabalhos surpreenderam ao serem entregues, mesmo que a expectativa em cima dos alunos já fosse alta.

“Os projetos entregues neste ano foram robustos e muito bem estruturados. Os alunos conseguiram atingir o objetivo, e em alguns pontos até ultrapassaram as solicitações das empresas/clientes. É muito satisfatório verificar a curva de crescimento dos alunos, desde o primeiro ano até este momento da entrega dos projetos”, ressalta a docente.

A grandeza dos projetos foi destacada também no dia da apresentação de cada um deles, já que os avaliadores dos projetos confirmaram que tais aplicativos poderiam ser usados não só na Toledo Prudente e na prefeitura de Prudente como também para outras empresas. Isso porque atendem a demanda e seriam um facilitador para o dia a dia dos usuários.

Além disso, Viviani também destaca a contribuição que os projetos oferecem para a vida dos universitários e futuros profissionais. Afinal, eles colocaram em prática anos dedicados ao aprendizado do curso.

“Estes projetos contribuem muito para o aprendizado e amadurecimento dos alunos. Eles conseguem enxergar como todos conteúdos se conectam, e isto na prática. E também exercem o espírito de pesquisa, pois além dos conteúdos vistos em sala, eles buscam por novos conteúdos e tecnologias para aplicar no projeto, fazendo com que ele fique alinhado com as tendências de mercado”.

Mas além das capacidades práticas, os futuros profissionais também desenvolveram habilidades humanas que também podem ser colocadas em prática no mercado de trabalho.

“Eles praticam o trabalho e grupo desenvolvendo capacidade de liderar e influenciar, simulando um ambiente profissional de desenvolvimento, além de que, o contato com as empresas, eles também desenvolvem o pensamento crítico, analisando os problemas que são relatados para encontrar a solução”, completa a professora.