PREÇO SUBIU!
Segundo IPT, frango resfriado inteiro (kg) teve alta de 40,39%
Teve aumento também no preço da batata, de 18,34% comparado ao mês anterior.
Julhia Marqueti
24/11/2023
Em
mais uma pesquisa, o IPT (Índice de Preços Toledo) notou um novo aumento no
preço da cesta básica, em Presidente Prudente. Após a pesquisa realizada em sete
supermercados da ficou notória a inflação de 1,34% em relação ao resultado da
segunda quinzena do mês de outubro.
Hoje,
o consumidor que gastava R$ 940,87 para comprar a cesta básica do IPT, gasta em
média, R$ 953,46. O “grupo de alimentos” foi o que mais apresentou aumento, com
destaque para o frango resfriado inteiro (kg) que teve alta de 40,39% e a
batata (kg) com 18,34%.
O
“grupo de higiene pessoal” apresentou uma inflação de 3,30%, destacando-se a
absorvente aderente (8 unidades) com aumento de 19,02% e o desodorante spray
(90-100ml) com acréscimo de 9,25%.
Em
contrapartida e, por fim, o “grupo de artigos de limpeza” apresentou uma
deflação de 0,01%, onde a água sanitária (1l) teve decréscimo de 18,43% e o
detergente líquido (500ml) com baixa de 6,46%.
Devido
às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos,
alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais
pesquisados, como o desinfetante (fragrância pinho/500ml) que variou entre R$
2,45 e R$ 8,99, resultando numa diferença de 266,94% e a margarina (500g), que
foi de R$ 2,98 à R$ 7,99, com uma diferença de 168,12%.
A
concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de
economizar até 55%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior
preço, ele gastaria R$ 440,63. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço,
o total gasto seria de R$ 284,38, economizando assim, R$156,25.
A
pesquisa teve a participação de 03 alunos da Toledo Prudente: Larissa Ramos do
Carmo, Rayssa Bastos Ramos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram
orientados pela Supervisora de Práticas Profissionais Victória Gonçalves
Trevizan.
Sobre
o IPT
O
Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação
local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em
2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na
primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês
anterior.
Seguindo
a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena
do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos
ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes
estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades
oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior
frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena
do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.