ELA PODE!

Podcast da Toledo Prudente valoriza trajetória de mulheres empreendedoras

“Ela Pode” foi ao ar nesta manhã, 7 de março, e será veiculado periodicamente, na plataforma Spotify.

Bárbara Munhoz

07/03/2022

O lançamento do podcast Ela Pode, o mais novo projeto dos cursos de Negócios e Tecnologias da Toledo Prudente, promete agitar os apaixonados por empreendedorismo. Desenvolvido por Juliene Aglio e Tarcísio Coelho, docentes do curso, o programa recebe, nos estúdios do Podcast Lab, a empresária Paula Pretti, estreando o episódio que foi ao ar nesta segunda-feira, no Spotify.  


Quero ouvir o “Ela Pode”


Com o objetivo de relembrar a trajetória empreendedora de mulheres dos cursos de Negócios e Tecnologias, o projeto Ela Pode também discute sobre questões relacionadas à gênero, ao desenvolvimento da carreira e à superação de obstáculos, como forma de inspirar outras mulheres.  


Pensando nessa representatividade, a convidada para o bate-papo do 1º episódio é Paula Pretti, egressa do curso de Administração da Toledo Prudente e atual sócia-proprietária de uma empresa familiar no ramo de acessórios e semijoias, ativa no mercado prudentino há mais de 30 anos, a Bijoux Box. Paula também é influencer digital, somando mais de 16 mil seguidores em seu perfil no Instagram, além de atuar como consultora de moda e estilo.  


Quero assistir o vídeo da gravação


“Eu sempre acreditei muito no poder de um podcast, porque eu vivi essa experiência na pele. Quando eu estava em um momento bem difícil da minha carreira, eu escutei o podcast de uma pessoa que estava transitando de área e isso mexeu comigo. Eu fui inspirada a mudar de atitude. Por isso, eu gostaria, também, de poder falar e inspirar outras pessoas, oportunidade que estou tendo agora”, afirma Paula.  


Uma pesquisa realizada pela Globo, em parceria com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), confirma a alta dos programas produzidos sob demanda. Segundo o estudo, 57% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter começado a ouvir podcast em meio à pandemia, acrescido de 31% do grupo de 47% que já ouviam, mas passaram a ouvir mais, no período mencionado.  


Girl Power  

O lançamento do projeto aconteceu na manhã de hoje, 7 de março, data que antecede o Dia Internacional das Mulheres. Para Juliene Aglio, professora do curso de Administração da Toledo Prudente e idealizadora do Ela Pode, o momento não poderia ser melhor, já que os temas abordados nos episódios se relacionam com o público feminino, em especial, o universo dos negócios.  


“A expectativa é muito boa. Nós começamos com uma pessoa que, hoje, é uma referência na cidade. Ela representa, obviamente, as profissionais da área dela, mas não somente: representa mulheres que passaram por transições e mudanças de carreira, além de mulheres da cidade e região que têm interesse de se desenvolver e crescer profissionalmente”, observa Juliene.  


E não é para menos. Dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontavam, em 2020, a crescente presença feminina nos negócios. Segundo análise, o Brasil era o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo, totalizando 48% do total ou 30 milhões delas. 


Outro dado, da Rede Mulher Empreendedora (RME), demonstrou que, também em 2020, em meio à crise sanitária ocasionada pela pandemia de Covid-19, houve um aumento de 40% no número de novas empreendedoras no Brasil, ainda que movidas pela necessidade. 


Nesse sentido, o projeto de podcast Ela Pode vem ao encontro dessas discussões e apresenta, com sensibilidade e respeito, histórias de mulheres que estão construindo sua jornada no mercado de Presidente Prudente e região.   


“Esse é o primeiro episódio de muitos que estamos pensando. Vários temas relacionados ao empreendedorismo feminino, que é um assunto atual e, ao mesmo tempo, de necessária ressignificação”, aponta Tarcísio Coelho, docente do Centro Universitário e idealizador do projeto, que tem veiculação periódica, na plataforma Spotify. 

Ouça o primeiro episódio do “Ela Pode”. 


Quero ouvir o primeiro episódio do "Ela Pode"


Você sabia?

Além do Ela Pode, a Toledo Prudente conta com outros podcasts desenvolvidos exclusivamente por alunos e professores. Confira, agora, algumas produções do Centro Universitário, para você dar o play: 


Stonks Podcast

Um projeto do Grupo de Estudos em Finanças e Mercado Financeiro, que busca falar sobre finanças e investimentos de uma forma leve e descontraída.

Ouça aqui


MootCast

Podcast acadêmico que analisa obras literárias de maneira aprofundada e intelectual, a fim de entender aspectos sociológicos, filosóficos e jurídicos.

Ouça aqui