DINÂMICA

Gastronomia: versátil, moderna e inovadora

Faculdade, com duração de dois anos, prepara alunos para atuarem em diversos campos da área, enquanto chefs ou empreendedores.

Bárbara Munhoz

04/01/2022

Para a maioria dos jovens, a graduação dos sonhos nasce da combinação entre alguns elementos, como modernidade, capacidade de transformação social e, claro, empregabilidade. Essas são características que diferenciam o curso de Gastronomia da Toledo Prudente, provando que ser um gastrólogo vai muito além do que cozinhar.


Ainda no primeiro semestre, os alunos têm contato com disciplinas importantes à formação acadêmica e profissional, relacionadas a técnicas básicas de gastronomia, ciência dos alimentos, garde manger – ou “cozinha fria” –, história da gastronomia, além de higiene na manipulação de alimentos e segurança do trabalho.


Vale ressaltar que, mesmo no ensino teórico, a prática é constante. Isso porque os futuros chefs têm à disposição amplos espaços aparelhados para proporcionar uma experiência imersiva de aprendizagem. Na “Cozinha de Marlene”, principal espaço do curso, transitam entre cozinhas do mundo inteiro, conhecendo novas culturas e empregando técnicas utilizadas a nível mundial.  


Gosta de vídeo? Então clique aqui!


“A ideia é que a gente forme profissionais que, posteriormente, ingressem no mercado de trabalho com ampla bagagem e, ao mesmo tempo, construam seu próprio percurso”, observa Cecília de Freitas, coordenadora do curso de Gastronomia da Toledo Prudente.



Quero fazer o Vestibular!



Essa autonomia, estimulada no segundo semestre, com a disciplina de gestão, permite que os alunos apliquem conhecimentos e técnicas adquiridos ao longo da graduação em sua rotina profissional, enquanto chefs de cozinha ou empreendedores.


Afinal, no setor em que 27% dos canais de food service – responsáveis pela “alimentação fora do lar”, como restaurantes, bares e padarias – participam das vendas totais da indústria alimentícia no mercado interno, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), estar capacitado para, além de cozinhar, gerir equipes e processos, participando ativamente da economia, é importante.  


Nesse sentido, os alunos de Gastronomia da Toledo Prudente dividem a grade curricular do segundo termo, ainda, com aulas de confeitaria, panificação, além de mergulharem na cozinha brasileira e seus biomas, entendendo as particularidades gastronômicas de cada região e suas influências.


“A maioria das pessoas que ingressa no curso vem com o intuito de cozinhar, porque se identificam com isso. Mas Gastronomia não é só cozinhar. Quando você faz um curso de graduação nessa área, tem todo embasamento, conhece a origem dos alimentos e entende porquê combiná-los daquela maneira. A gastronomia é história, é conhecimento, é bagagem”, observa Cecília.  


Quero conhecer mais sobre o curso!


Sob essa perspectiva histórico-cultural, no terceiro semestre, os alunos viajam o mundo por meio de cozinhas específicas. Nesse momento, além de conhecer a culinária clássica das cozinhas italiana, francesa e mediterrânea, têm contato com disciplinas diferenciadas, como bebidas e harmonizações e tecnologia dos alimentos.   


No último semestre é a vez de conhecer a culinária asiática, americana e da Europa Central, desbravar o universo da ecogastronomia e da cozinha contemporânea, além de dar continuidade à disciplina de gestão. Tudo de forma prática e inovadora.  

 

Projetos integradores  


Ao longo de cada semestre, alunos de Gastronomia da Toledo Prudente contam com projetos integradores, pensados para aproximá-los do contexto gastronômico regional, de forma a adquirir conhecimentos necessários para destacar-se em um mercado cada vez mais aquecido.  


No “Guia do Chef”, uma plataforma online é alimentada com informações sobre produtores locais. Além de ser útil aos alunos ter o primeiro contato com insumos regionais, é uma ferramenta eficaz de divulgação do trabalho desses empreendedores.  


Com “Inside Chef”, o estudante é levado a conhecer alguns restaurantes e instituições. Após analisar o local, propõe uma atualização do cardápio e, ao fim, reproduz alguns desses pratos ao proprietário do estabelecimento, que pode inseri-lo em seu cardápio original.  


Já no projeto “Eu Chef”, os futuros chefs trazem convidados para falarem sobre comidas que despertam memórias. Após essa interação, cozinham para elas, de modo que visitem sentimentos nostálgicos por meio da “cozinha afetiva”. Tudo isso é gravado e, ao final, assistem ao resultado, repleto de sensibilidade.  


Por fim, no último semestre, criam o “Livro de Receitas”, em formato de e-book. Com o auxílio dos conhecimentos aprendidos nas disciplinas de Cozinha de Criação e Contemporânea, utilizam técnicas para recriar ou transformar receitas conhecidas em pratos mais criativos e saborosos.  


Diferenciais 


O curso de Gastronomia da Toledo Prudente tem duração de dois anos e ocorre presencialmente, no período noturno.  


“Nós não formamos apenas cozinheiros. Formamos pessoas que sabem conversar sobre determinado produto, elaborá-lo de forma diferenciada e adaptá-lo àquela realidade, porque dominam a técnica. Essa base ampla de conhecimento permite que sejam muito mais ecléticos e atuem em diversas áreas da gastronomia”, conclui Cecília.  


Quero fazer Gastronomia na Toledo Prudente!


Inicie em 2022 o sonho de ser um gastrólogo com a Toledo Prudente, há mais de cinco décadas ofertando ensino de qualidade, pautado nas necessidades do mercado de trabalho.


Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp!


Vestibular com inscrições abertas!