CORPO E MENTE

Como a Estética e Cosmética transforma a saúde física e mental?

De procedimentos simples a complexos, área, evidenciada na pandemia, foi responsável pela mudança nos hábitos de saúde da população.

Bárbara Munhoz

07/01/2022

Você cuida da estética? Antes de responder a essa pergunta, pense no cuidado que vai além da aparência, abraçando o bem-estar, a autoestima e ressignificando a relação das pessoas com seus corpos e suas mentes. Isso é o que motiva o trabalho do profissional graduado em Estética e Cosmética.   


De procedimentos simples, como limpeza de pele, massagem modeladora e design de sobrancelhas, até os mais elaborados, como peeling e depilação a laser, esteticistas e cosmetólogos têm papel fundamental na manutenção do bem-estar e da qualidade de vida de seu público. Especialistas afirmam que essa é uma interferência positiva, capaz de transformar a maneira como as pessoas lidam com elas e o mundo à sua volta.  


Gosta de vídeo? Então clique aqui!


Se você se identifica com esse propósito, deve considerar fazer Estética e Cosmética na Toledo Prudente. A regulamentação da profissão, concedida em 2018, permite que profissionais da área acessem, com mais facilidade, as oportunidades de um mercado de trabalho em constante ascensão, munidos de conhecimentos teóricos e práticos que os destacam entre os demais.  


“Nossa abordagem pedagógica é totalmente baseada no ensino científico. Aqui, o aluno aprende a ser um profissional além da clínica. Ele saberá desenvolver sua própria marca de cosméticos e metodologia de trabalho, se beneficiando com isso por meio da rentabilidade. Sairá daqui com formação de tecnologia e informação, que são qualidades imprescindíveis para o mercado de trabalho hoje”, afirma Laurinéia Silva, coordenadora do curso da Toledo Prudente.


Quero fazer o Vestibular!


Cuidado diário 


Um estudo publicado na revista científica The Lancet, no final do ano passado, revelou que a pandemia de Covid-19 fomentou o aparecimento de distúrbios psicológicos na população mundial, como ansiedade – com 76 milhões de novos casos – e depressão – totalizando 53 milhões.  


Diante desse cenário, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) viu seus produtos e serviços serem consumidos de forma assídua, implicando em mudanças nos hábitos de seu público, mais cauteloso em relação à segurança sanitária. 


Na tentativa de driblar os efeitos causados pelo isolamento social, que colocou mulheres e jovens entre os grupos mais afetados pelos distúrbios, observou-se um aumento de 43,8% na prática de realizar skincare (cuidados com a pele) e 14% no uso de fragrâncias, segundo pesquisas dos Institutos Perception e Segmenta, divulgadas na Semana ABIHPEC de Mercado, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos 


Os estudos ainda revelaram que 43% dos aproximadamente 1.000 entrevistados em todo o Brasil, concluíram que a pandemia representou uma oportunidade de mudanças nos hábitos da saúde. A frequência na rotina de autocuidado reflete essa preocupação com o bem-estar físico e mental, reafirmado pela área da estética e cosmética.  


LEIA TAMBÉM

"Estética e Cosmética: mercado necessita de mais profissionais"


“A estética e cosmética traz inúmeros benefícios. Ela melhora a autoestima, o funcionamento do corpo e do metabolismo, e isso reflete na melhora da saúde. Além disso, a procura por esses serviços nos últimos anos tem expandido as oportunidades no mercado de trabalho", ressalta Laurinéia.  

 

Diferenciais 


A graduação de tecnólogo em Estética e Cosmética da Toledo Prudente tem duração de dois anos e acontece presencialmente, no período noturno.  


Dentre as disciplinas contempladas no curso, destacam-se Anatomia Geral, Estética Corporal e Avaliação em Estética, Drenagem Linfática, Estética Capilar e Técnicas de Depilação, Visagismo e Maquiagem. 


Quero fazer Estética e Cosmética na Toledo Prudente!


“A Toledo Prudente capacita o aluno para ser protagonista da sua história. É um profissional que, com certeza, se destacará por onde for, devido às habilidades e competências adquiridas dentro da instituição", observa a coordenadora.  


Inicie em 2022 o sonho de ser um esteticista e cosmetólogo com a Toledo Prudente, há mais de cinco décadas ofertando ensino de qualidade, pautado nas necessidades do mercado de trabalho.


Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp


Vestibular com inscrições abertas!