Evento aberto

Arquitetura da Toledo Prudente realiza nova aula aberta com Fabrício Forganes

A atividade visa apresentar a importância das igrejas católicas no espaço urbano das cidades brasileiras.

Paulo Sereguetti

23/09/2021

Você já deve ter reparado que a maior parte das igrejas foi constituída em torno das cidades. Deve ter notado também que as igrejas são pontos centrais, turísticos e arquitetônicos. Pensando nessa temática, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente promove uma nova aula aberta com o tema “Igrejas Coloniais; Raça e Cidade”.

A atividade acontece na próxima sexta-feira (24), às 20h40, e conta com a presença Fabrício Forganes Santos. A aula faz parte da disciplina “Ateliê VI - Arquitetura do Brasil”, ministrada pela professora Jacqueline Sana.

Atenção!

• Alunos do 6º Termo de Arquitetura receberão o link da aula pelo Portal Universitário e não precisam de inscrição.
  • Outros alunos e interessados devem fazer inscrição clicando aqui

De acordo com a professora responsável, a atividade visa apresentar a importância das igrejas católicas no espaço urbano das cidades brasileiras, marcos arquitetônicos que influenciam a paisagem urbana até os dias de hoje.

“Apesar de muitas igrejas coloniais serem comumente estudadas porque são belos exemplos do patrimônio construído, na maioria das vezes são ignoradas as classes sociais que utilizavam tais edifícios, especialmente, quando estes grupos faziam uso destes templos para demarcar territórios importantes na cena colonial, a exemplo dos negros. Desta maneira, além de apresentar os aspectos arquitetônicos e urbanos das igrejas, pretende-se, com este encontro, provocar uma reflexão acerca das disputas de classes que eram travadas desde o espaço urbano brasileiro a partir da apropriação simbólica destes lugares sagrados”, contou Fabrício Forganes.

Esta aula aberta contemplará os seguintes assuntos: etapas de construção das igrejas coloniais, a maneira como estes templos se estabeleciam como marcos na paisagem citadina, as disputas de poder pelos melhores espaços urbanos, o racismo urbano e outros.

Sobre Fabrício Forganes Santos

Fabrício Forganes Santos é arquiteto e urbanista, pesquisador das Irmandades Negras e das Igrejas dos Homens Pretos no urbanismo brasileiro. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, com experiência como curador no Museu de Arte Sacra de Santos – MASS. Atualmente é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo - MAS-SP.