COMEMORAÇÃO OU REFLEXÃO?

Dia Internacional da Mulher: profissionais de destaque contam sobre trajetória profissional

A Toledo Prudente presta homenagem às mulheres que fazem a diferença na sociedade e inspiram outras pessoas.

Mariane Peres

08/03/2021

Exemplos de determinação, superação e força. Incríveis por natureza e fortes, mesmo com gestos de delicadeza, as mulheres estão cada vez mais em evidência, principalmente, no mercado de trabalho. Multitarefas, de sexo frágil elas não têm nada. Ocupam cargos de gestão com maestria, mesmo diante das muitas outras responsabilidades, como as maternais, familiares e pessoais.

Nesta reportagem, você conhecerá, diante de tantos exemplos, seis mulheres que têm feito a diferença em diversas áreas profissionais, superando obstáculos e fazendo história na sociedade.

Na Toledo Prudente, desde sempre as mulheres puderam construir suas carreiras, sejam nas cadeiras universitárias, durante a graduação, ou coordenando cursos e departamentos. Ao completar 60 anos, o Centro Universitário reconhece a valorosa contribuição de todas elas, desde a Dona Marlene de Toledo Pennacchi, chegando aos dias atuais com as mais de 94 funcionárias.


“As mulheres têm conquistados cargos de gestão cada mais elevados nos últimos anos”, considera a egressa do Centro Universitário, Dayane Aparecida Rodrigues Mendes (FOTO 1), juíza de Direito, titular da 2ª Vara e Juizado Especial na Comarca de Rancharia.

Conforme a magistrada, o atual cenário mostra que as mulheres têm priorizado a carreira profissional, assim como no caso dela, evidenciado ainda mais a competência feminina. “No exercício da profissão nunca sofri preconceito por ser mulher, ao contrário, sempre fui muito respeitada pelos colegas de profissão, advogados, servidores e outros. Respeito esse que eles também recebem da minha parte”, conta.

A magistrada ressalta a importância em buscar o equilíbrio entre o profissional e o pessoal para obter sucesso, deixando uma valiosa dica às interessadas na carreira jurídica: “sonhar alto e ir em busca desse sonho incondicionalmente, todos os dias, pois com fé, esforço e dedicação com certeza alcançarão seus ideais”, pontua.


“O maior desafio nessa profissão é ser mulher em posição de comando.”, diz Adriana Ribeiro Pavarina Franco (FOTO 2), Delegada de Polícia. A profissional, formada em Direito pela Toledo Prudente, atua na 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes na DEIC, acumulando também o cargo de Delegada de Defesa da Mulher de Rancharia.

Romper preconceitos, medos, barreiras, com empoderamento, está entre as dicas que Adriana dá para as profissionais que desejam atuar nessa área. “É preciso se capacitar, estudar, se aperfeiçoar, ser competente e desempenhar suas funções para ser a melhor. Não deixar crenças auto limitantes bloquearem sua capacidade de agir e de ocupar espaços no mercado de trabalho, mergulhando sem medo em qualquer desafio que tenha, com a coragem para enfrentar”, pontuou.

Mesmo diante de uma capacitação técnica diferenciada, com atuação no enfrentamento ao tráfico de drogas que exige o combate direto nas ruas, na chamada “linha de frente”, a delegada contou que já foi alvo de preconceito. “Ser mulher ainda guarda correlação com falta de capacidade em algumas instituições, mas, atualmente, preconceitos são velados e cada vez mais as mulheres ocupam posições de chefia e liderança. Infelizmente, observamos que nos cargos policiais a capacidade técnica dos homens é presumida, ao passo de que a das mulheres deve ser provada diariamente com sua postura, condutas e comprometimento institucional”, salientou.

“Na área da saúde, as mulheres já dominam o mercado há muito tempo. Já na área de gestão, ainda existe muito a caminhar, porém temos grandes exemplos a seguir”, afirma a responsável pela Administração do Hospital Iamada em Presidente Prudente, Ivete Assef (FOTO 3). Ela atua na unidade junto à diretoria como consultora nos serviços de saúde, avaliadora do Sistema Brasileiro de Acreditação ONA pelo IBES.

Graduada na capital paulista, sendo mestra em Educação e doutora em Administração com foco em Gestão da Saúde, ela conta que sempre se posicionou pelo profissionalismo e conhecimento que possui. “Na área da saúde, as mulheres já conquistaram esse espaço. Na gestão, entendo que estamos em um processo de transição. As dicas que eu dou é ter conhecimento antes de tudo, determinação, foco e muito equilíbrio, pois somos desafiadas a todo momento”, conclui.

“O lugar da mulher é onde ela quiser”, ressalta Helena de Souza Aguiar (FOTO 4), engenheira civil, especialista em gestão e Direito de Trânsito. Ela é diretora do serviço de conservação e operações rodoviárias do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), da divisão de Presidente Prudente.

Para ela, conquistar seu espaço profissional foi o maior desafio, tendo que provar sua competência diariamente. “Já sofri preconceito por ser mulher e estar em um cargo de gestão. Isso é bom, pois nos força a trabalhar e a nos provar todos os dias. Eu trabalho tanto ou melhor do que qualquer um dos colegas do sexo masculino, por isso, eu exijo respeito profissional”, evidencia.

Ela, que começou a carreira no DER ainda como estagiária, e com empenho e dedicação conseguiu passar em concurso público para o atual cargo no órgão, orienta as futuras profissionais. “Nós mulheres somos observadoras, dotadas de instintos apurados. Temos a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, por isso, aconselho as futuras profissionais a usarem essas qualidades a seu favor. Quando nós ocupamos o mesmo espaço e cargos que os homens, nos tornamos empoderadas e conquistamos a emancipação feminina. O lugar da mulher é onde ela quiser”, finaliza.

“Os desafios para homens e mulheres no mercado de trabalho vem se equiparando, pois nós temos ganhado cada vez mais espaço no mercado”, salienta a analista de sistemas pleno da Unimed Presidente Prudente, Jéssica Patussi Mizukoshi (FOTO 5).

Graduada em Sistemas de Informação pela Toledo Prudente, ela conta que o maior desafio da área tecnológica é “se manter atualizada nas mudanças constantes que a profissão apresenta, principalmente com a evolução tão rápida da tecnologia”, acompanhar constantemente a alteração nas regras que regulamentam o setor para qual trabalha. “E ainda, a conciliação entre o trabalho e as atividades familiares”.

Cada vez mais as mulheres têm ganhado espaço profissional, opina Jéssica, pois diariamente buscam ser independentes. “Por termos algumas características que são mais fortes no sexo feminino, como por exemplo, ser mais detalhista e focada, nos dá cada vez mais destaque nos meios de trabalho”.

As que querem atuar no ramo da tecnologia, a analista deixa uma orientação às profissionais. “Traçar metas e objetivos e não desistir, pois toda profissão tem sua dificuldade, porém quando se faz algo que gosta, sempre encontramos um meio de superar”, pontua.

“Mulheres quando estão à frente de um negócio, conseguem fazer os processos fluírem”, destaca a sócia-diretora da Sanna Comércio de Alimentos, de Presidente Prudente, Renata Pelissari Sana de Freitas (FOTO 6). A empresária, que fez MBA em Gestão Empresarial no Centro Universitário, conta que, infelizmente, ainda está estruturado o preconceito às mulheres em cargos de gestão.

Atualmente, ela atua nos setores administrativos, de finanças e compras. Por saber de sua força empreendedora e determinação, Renata não se deixa abalar diante de situações desconfortáveis. “Precisamos mostrar nosso empoderamento. Eu percebo que, hoje em dia, cada vez mais as mulheres estão empreendendo e tomando conta de seus negócios. Devemos estar sempre antenadas e precisamos ter coragem para enfrentar qualquer tipo de desafio ou negativa na profissão”, aconselha.