NOVO COMANDO

Egresso da Toledo Prudente é nomeado corregedor geral da CGAU

Edimar Fernandes de Oliveira graduou-se em Direito no Centro Universitário em 1991 e, desde então, tem vasta atuação profissional.

Mariane Peres

01/09/2020

O advogado formado pela Toledo Prudente, Edimar Fernandes de Oliveira, assumiu, nesta terça-feira (1º), o comando da Corregedoria-Geral da Advocacia da União (CAGU). A nomeação foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo advogado-geral da União (AGU), José Levi.

O profissional graduou-se em Direito no Centro Universitário em 1991, e desde então, tem vasta atuação na área jurídica.

A mudança ocorreu após a então corregedora-geral da União, Vládia Pompeu Silva, ser exonerada, a pedido. Ela foi nomeada para o cargo de adjunta do Advogado-Geral da União, enquanto Oliveira, que atuava como Advogado-Geral da União, foi colocado à frente do órgão. O governo federal publicou as nomeações no Diário Oficial da União (DOU) por meio de decreto.

CGAU

A Corregedoria-Geral da Advocacia da União (CGAU) é responsável por averiguar a atuação de advogados da União, em caso de supostas irregularidades cometidas no exercício da função, cabendo também a fiscalização de trabalhos de outros membros da AGU.

No caso de ações judiciais questionando a regularidade dos processos administrativos disciplinares ou a correção das decisões administrativas, a CGAU presta informações para as unidades da Procuradoria-Geral da União – PGU, para subsidiar a defesa judicial dos interesses da União.