PROFISSIONAL COMPLETO

Engenharia de Produção se destaca pela metodologia inovadora

Curso aposta em ferramentas, aprendizado em softwares e em ‘cases’ reais e na certificação Black Belt como sucesso profissional do aluno

Laís Ernesto

04/08/2020

Responda rápido: onde atua o engenheiro de produção? A globalização e a competitividade do mercado exigem das empresas o uso de novas tecnologias, otimização no processo de produção, qualificação da produtividade, logística e gestão de processos e recursos. E é aí que trabalha este profissional. 


Engana-se quem pensa que o formado em Engenharia de Produção atua apenas em indústrias. O profissional está presente em hospitais, bancos, agroindústrias e outras empresas que investem na otimização dos processos e produtos. 


Para se destacar na área é preciso investir em uma educação focada na carreira com ferramentas que permitem a vivência prática. O curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente Centro Universitário une a qualidade do corpo docente com softwares e metodologias inovadoras. 


O coordenador do curso, Marco Antonio Falconi, explica que as ferramentas disponíveis contribuem com uma boa colocação no mercado. “O curso de Engenharia de Produção possui nota máxima, 5, na avaliação do Ministério da Educação, aplicação de Metodologias Ativas e tecnologias que permitem ao futuro egresso, vivenciar experiências próprias do mercado de trabalho. Dentre elas estão os softwares como o FlexSim, Autocad, Minitab e os alunos ainda desenvolvem os Projetos Integradores, onde há a integração do conhecimento de várias disciplinas em busca de melhores resultados de uma empresa ou setor”, comenta. 


Black Belt 

Outro grande diferencial é que o curso possui a certificação Black Belt. Ela representa o conhecimento “faixa preta” na metodologia Lean Six Sigma e capacita o profissional para a criação de melhorias contínuas dentro de uma empresa. Cursos para a certificação, no mercado, podem custar até R$ 8 mil e os alunos da Toledo Prudente têm acesso ao conhecimento dentro do curso sem nenhum custo adicional.


“O curso de Engenharia de Produção possui convênio com hospitais, indústrias e agroindústrias, onde os alunos poderão praticar seus conhecimentos, aplicar conceitos, propor ações de melhorias em uma empresa real conveniada à instituição, vivenciando na prática o que foi aprendido na teoria. O egresso ainda possuirá a qualificação de Black Belt durante a formação com todas as ferramentas do Lean Six Sigma”, completa Marco. 


O coordenador diz ainda que o corpo docente de qualidade é também um ponto de destaque. “Professores qualificados e com experiência na área proporcionam aos alunos cases de melhorias e resolução de problemas reais, assim, o egresso estará capacitado a desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa, em atendimento às demandas do mercado de trabalho”, conclui. 


LEIA TAMBÉM

Engenharia de Produção é reconhecido pelo MEC com nota máxima

Estudante desenvolve dispenser de álcool gel para empresas


A qualidade no curso é também comprovada pelos alunos, que participam na prática, das atividades teóricas e desenvolvem a experiência profissional. Arthur Ibanhes de Lima Brito, do 8º termo, elenca a grade curricular e os projetos com empresas reais da região como grandes diferenciais. 


“Durante a graduação já temos um contato com esse universo, o que facilita muito o entendimento do que vemos em sala de aula. Um exemplo é o software FlexSim, que é realmente incrível e poucas faculdades o tem. Além disso, os professores são ótimos, não só pela bagagem e currículo, mas pela proximidade, com aulas dinâmicas e explicativas”, acredita o estudante. 


O aluno ressalta ainda que a estrutura ofertada para o curso tem o objetivo de desenvolver um potencial engenheiro de produção de sucesso. “As ferramentas são muito importantes para facilitar nosso aprendizado e deixar nosso trabalho mais assertivo. Além disso, já sairmos com a certificação Black Belt é incrível”, salienta. 


Outra aluna, Ana Maria, do 10º termo, diz que o nome Engenharia de Produção tem uma boa reputação reconhecida pelo mercado. “O diferencial da Toledo Prudente no curso de Engenharia de Produção é fazer com o que o aluno seja bem reconhecido no mercado de trabalho. Além disso, nos propõe ferramentas que nos ajudam a lidar com diversas situações. É um curso que faz o aluno pensar “fora da caixa” e ter empatia pelo outro”, acrescenta. 


Ana, que logo concluirá o curso, acredita ter feito uma boa escolha. “Eu estudo na Toledo Pudente porque a instituição possui uma estrutura fantástica, laboratórios tecnológicos e acessíveis, professores capacitados e uma equipe preocupada com o bem-estar do aluno. É uma faculdade que sempre se inova no mercado”, conclui. 


Olha, se você tem interesse em atuar como um engenheiro de produção, deu para entender que este é um setor promissor e com os diferenciais do curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente você vai longe! 


Nós recebemos algumas dúvidas sobre este curso que podem ser as suas também. Se liga! 


Como funciona a certificação Black Belt? 

No curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente você será formado na metodologia em disciplinas inclusas no curso, como Ciências de Melhoria White, 4º termo; Ciências de Melhoria Green, 5º termo e Ciências de Melhoria Black, 6º termo. Todos com carga horária de 60 horas cada. Não é preciso pagar a mais por isso. 


O curso possui aulas práticas? 

Sim e muitas! O curso de Engenharia de Produção conta com muitas atividades práticas dentro e fora da faculdade. Durante as disciplinas os alunos são desafiados nos problemas fictícios e reais de empresas. Além disso, os estudantes têm acesso a espaços como Sala de Desenho, Laboratório de Química e Física, Maquetaria, Laboratório de Informática, Laboratório de Materiais de Construção, Laboratório de Inovação, Oficina de Metodologias Ativas e Oficina de Projetos Integradores. 


Legal, não é mesmo? Caso você queira saber mais sobre o curso, deixo aqui o contato do nosso WhatsApp (18) 99602-8656. Vem ser um “faixa preta” em Engenharia de Produção com a gente!