DEBATE

Toledo Prudente realiza primeiro seminário de inclusão

Evento gratuito é destinado a universitários, profissionais da área de educação pública e privada e interessados no assunto.

Mariane Peres

28/04/2020

A Toledo Prudente realizará a primeira edição do “ Seminário de Inclusão: paradigma e contexto atual”. Voltado para universitários, profissionais da área de educação pública e privada, profissionais e interessados no assunto. evento, que contará certificação ao final, será online e gratuito. A finalidade é explanar temas importantes da atualidade, como diversidade e quarentena.

O seminário, que possui 250 vagas de inscrição, ocorrerá em duas datas, sendo 30 de abril e 7 de maio, quintas-feiras, às 16h. Os debates serão ministrados por mestres, doutores e pesquisadores em Educação da Toledo Prudente e convidados.


Quero me inscrever para dia 30/04
Quero me inscrever para dia 07/05


Nesta semana, na quinta-feira (30), às 16h, a atividade terá como tema “Autismo e Quarentena”, para orientar sobre como a comunidade acadêmica pode contribuir com o aprendizado dos alunos que tenham esse diagnóstico diante ao período de isolamento social.

“Queremos trazer à consciência do tema inclusão para a comunidade acadêmica geral, que é tão discutida, porém, tão pouco praticada. Muitas vezes é possível perceber que de um lado há a quarentena, do outro o autismo e, no centro, os pais e profissionais envolvidos. É importante trazer para estudo e debate com especialistas um tema tão sensível”, afirmou mestre em Educação e Psicopedagogia e responsável pelo programa de Apoio Psicopedagógico da Toledo Prudente, Neuza Gibim.

Junto a ela, para tratar do assunto estará Lygia Durigon, que é psicóloga, mestre doutora em Análise do Comportamento. A profissional atua com desenvolvimento infantil e estudos à educação e comportamento humano.

No segundo encontro virtual, no dia 7 de maio, o tema abordado será “Diferença, diversidade e inclusão”. O debate visa auxiliar na construção de uma sociedade que consiga promover espaço qualitativo a todos, com a percepção das necessidades em âmbito escolar.

“O foco é discutir essas temáticas para tentar contribuir com as práticas aplicadas em sociedade. É muito comum que o ser humano seja visto como um complexo de atitudes padrão, por isso, queremos descaracterizar isso, mostrando que cada pessoa é única e possui características singulares, com suas diferentes ações e atitudes”, relatou a mestre doutora em Educação, professora e coordenadora pedagógica da Toledo Prudente, Marcela Correa Tinti.

Ainda nesta segunda data, participará também da discussão José Eduardo Lanuti, que é mestre doutor e pesquisador em Educação, professor e revisor de revistas voltadas para Educação Especial e Inclusiva no Brasil e no Chile.

Como participar:

– Os interessados deverão fazer a inscrição através do link para cada data, sendo para o dia dia 30 de abril e também para o dia 7 de maio, preenchendo o cadastro com informações pessoais.

2 – Por e-mail, cerca de 30 minutos antes do início do seminário, por volta das 15h30, os participantes receberão o link do Google Meet para ter acesso à sala de debate.

3 – Ao acessar a sala, é importante que os participantes estejam com a câmera e microfone DESLIGADOS, para não gerar interferência na comunicação.

4 – Entrar na sala com nome e o sobrenome para ter acesso à plataforma do "I Seminário de Inclusão: paradigma e contexto atual".

5 – Manter uma folha e uma caneta em mãos para registrar possíveis perguntas sobre os temas para serem feitas no momento especificado pelos ministrantes dos conteúdos.

Aproveite a oportunidade de ganho de conhecimento com certificação da Toledo Prudente e garanta a sua participação.