SOLIDARIEDADE

Toledo Prudente entrega 325 máscaras de proteção

A Toledo Prudente, junto a parceiros, iniciou a produção de máscaras de proteção de acetato. As máscaras fazem parte do paramento para prevenção à Covid-19

Laís Ernesto

15/04/2020

Após a falta de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) em hospitais de Presidente Prudente e região, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Toledo Prudente Centro Universitário, junto a parceiros, iniciou a produção de máscaras de proteção de acetato para os profissionais da saúde. Até o momento, foram entregues 325 unidades.

As máscaras de proteção fazem parte do paramento para prevenção à Covid-19 dos profissionais da área da saúde que trabalham na linha de frente no atendimento à população.

As peças são compostas por uma viseira transparente (acetato), elásticos de fixação e um suporte para cabeça produzido pela impressora 3D. O tempo de produção de cada máscara é de cerca de 85 minutos.

O coordenador municipal de Saúde de Narandiba, Fernando Cesar de Carvalho, conta que este tipo de doação foi fundamental para que a equipe pudesse continuar o atendimento à população. “Assim que ficamos sabendo da doação, entramos em contato e fomos atendidos prontamente. Este é um momento muito difícil na busca de equipamentos de proteção para as equipes de saúde”, pontua o coordenador.

Para que a iniciativa fosse possível, a instituição contou com a parceria de empreendedores que contribuíram com a aquisição de material: Marcos Frois Engenharia, Sawil Contabilidade, Mampei Funada, Associação Filantrópica Vicente Neiva, Escritório Almeida Ribas e Rotary Clubes. Além disso, o Colégio Braga Melo forneceu a impressora 3D para o espaço Maker da Toledo Prudente.

Alguns profissionais também contribuem com o sucesso do projeto e doam seu trabalho. Como é o caso do Thiago Tiedtke dos Reis que se dispôs a ajudar na produção dos EPIs. Thiago é Mestre cartográfico e CEO da empresa de tecnologia T2R Soluções Tecnológicas e usa suas impressoras 3D para produzir também as máscaras de proteção.

“Precisamos contribuir de alguma forma, seja fornecendo suprimentos para as pessoas, ajudando em algum movimento social ou mesmo produzindo máscaras para pessoas da linha de frente da saúde terem mais proteção”, comenta.

“A sensação de poder ser útil nesse momento me faz tomar essa atitude. Muitos se resguardam em casa e não podem ajudar, e muitas pessoas precisam de respaldo. Dessa forma, contribuo um pouco, da forma que posso”, completa ...

Os estabelecimentos que receberam as máscaras de proteção, até o momento, foram:

- Hospital Nossa Senhora das Graças

- Hospital Regional

- Santa Casa de Presidente Prudente

- Hospital Yamada

- Instituto de Radiologia

- Santa Casa de Adamantina

- Santa Casa de Venceslau

- Santa Casa de Paraguaçu Paulista

- Santa Casa de Anastácio

- Santa Casa de Presidente Epitácio

- Santa Casa de Florida Paulista

- Secretaria da Saúde de Regente Feijó

- Unimed

- Unidade Básica de Saúde de Narandiba

- Unidade Básica de Caiabú

E profissionais dentistas.

“É inspirador ver a instituição e as empresas parceiras envolvidas em uma causa tão nobre. Agradecemos imensamente a oportunidade de fazer parte da ação como receptor do equipamento e colocando o mesmo para uso da equipe de Saúde e cuidado para com a população”, conclui o coordenador municipal de Saúde de Narandiba.