NETWORK

Série mostra a atuação de engenheiros no mercado mundial

Por meio da tecnologia, estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, da Toledo Prudente, têm contato com profissionais de referência.

Mariane Peres

29/04/2020

Proporcionar contato com experiência profissional auxilia os estudantes a compreender melhor o funcionamento do mercado de trabalho. É por isso que uma web série está sendo oferecida aos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Toledo Prudente. O idealizador do projeto é o professor Roberto Kiyoshi Ito. Até a reitora do Centro Universitário, Zelly Machado, tem participado das lives.

A finalidade do projeto é aproveitar os benefícios da tecnologia para aproximar os universitários de grandes nomes do ramo da engenharia, que atuam como líderes de renomadas fábricas, empresas e instituições financeiras do Brasil e do mundo.

“Os alunos nem sempre conseguem ter a dimensão das possibilidades de atuação quando ainda estão na graduação. Por isso, apresentando a eles profissionais de cargos de alta gestão, como diretores financeiros, presidentes executivos de negócios, supervisores de produção, entre outros, é reafirmar as ideias de que as engenharias estão presentes em tudo e que o profissional pode ser multitarefa, protagonizando seu futuro”, explicou o professor da Toledo Prudente, Roberto Kiyoshi Ito.

Entre os profissionais que já participaram da web série estão, Thomas Schluepmann - que é supervisor da CNH Motores, responsável pela linha de máquinas e veículos da Iveco, Fiat e New Holland - Ramiro Antezana, que atua como diretor de operações e tecnologia para a América Latina do Citibank, entre outros profissionais de referência.

Segundo o aluno de Engenharia Civil da Toledo Prudente, Victor Scorsolini, essa iniciativa online tem despertado ainda mais interesse pela área de atuação dentro do ramo da engenharia devido ao network que está sendo desenvolvido.

“Essa atividade nos gera a oportunidade de ter contato com profissionais que, neste primeiro momento de graduação, nós não teríamos. Além disso, conversar com grandes nomes que já atuam na área há tempos amplia a nossa visão sobre mercado de trabalho mundial. Didáticas como estas são muito válidas para o início de nossas carreiras”, ressaltou.

A web série, que ocorre ao vivo todas as segundas-feiras, inicialmente, é destinada aos universitários do 5º termo de Engenharia Civil e do 9º termo de Engenharia de Produção, porém todo o conteúdo está sendo gravado para que, futuramente, possa ser compartilhado com outras turmas e cursos da Toledo Prudente

Conheça os convidados que já participaram da web série:

Rodrigo Othero -  supervisor de TI da Cielo
- Thomas Schluepmann – supervisor da CNH Motores, responsável pela linha de máquinas e veículos da Iveco, Fiat e New Holland.
- Ramiro Antezana - diretor de operações e tecnologia para a América Latina do Citibank
- Ricardo Ferraz - sócio da General Water, saneamento básico
- Rone Fernandes – diretor de desenvolvimentos de novos produtos da Volkswagen