DESAFIADOR

Arquitetura e Urbanismo lança projeto voltado à criatividade

Estudantes tiveram que criar maquetes e desenhos de cidades “inexistentes”, com objetivo de transformar informações abstratas em resultados reais.

Mariane Peres

23/04/2020

Teoria e atividades práticas sempre andaram juntas para formar profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho. Para desenvolver essas habilidades nos alunos, o primeiro termo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente deu início a um trabalho voltado à criatividade. Baseado em um texto com metáforas, os estudantes tiveram que criar maquetes e desenhos de cidades “inexistentes”. O objetivo foi transformar informações abstratas em resultados reais.

Conforme o professor da Toledo Prudente responsável pela atividade, Roberto Bertoncini, em tempos de aulas online em casa, é importante estimular os estudantes a continuar com ações práticas e pensantes.

“Eles receberam o texto do livro ‘Cidades Invisíveis’, de renome na literatura. A partir disso, eu os orientei sobre o conteúdo, de forma online, e em uma semana, eles desenvolveram o projeto, com maquetes e desenhos a partir do que haviam interpretado”, explicou.

Ainda segundo o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, o projeto terá a segunda fase, em grupo, com a criação de uma maquete ainda maior, a partir da soma dos resultados individuais. “De maneira virtual, os estudantes irão se reunir, apresentando o material de todos. Por ser um trabalho abstrato, cada um resolveu a partir do seu pensamento, sendo que agora, terão, que de maneira coletiva, apresentar suas resoluções e entrar em consenso geral”, pontuou.

A proposta desse trabalho incentivou os estudantes à “provocação” do senso criativo, segundo o aluno Leoéles Camara. “Nosso projeto foi bem desafiador, pois nunca sequer imaginei criar algo apenas com descrição textual. A cidade que me foi dada se chama Pirra, um local na encosta do mar, porém sem vista para o mesmo. Foi a partir daí que começaram os desafios”, explicou o universitário do primeiro termo de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente.

A primeira fase do projeto, conforme Leoéles Camara, lhes apresentou a autosuperação, além de dar uma base dos desafios da profissão diante do mercado de trabalho. “Com muita criatividade, conseguimos obter um resultado incrível. Trabalhamos a partir da nossa imaginação, o que nos proporcionou acesso a tributos importantes durante o processo de criação. Esse trabalho pôde nos tornar próximos de como serão as ações junto aos clientes, criando projetos a partir do objetivo e estilo de vida deles”, concluiu.