Toledo recebe desembargador Waldir de Nuevo Campos Junior

O encontro, que reuniu professores, alunos e autoridades eleitorais, tratou sobre o tema “Eleições 2020: Democracia e enfrentamento à desinformação, uma abordagem de Direito Eleitoral"

Laís Ernesto

10/03/2020

Nesta terça-feira (10), a Toledo Prudente Centro Universitário recebeu o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, presidente do TRE – Tribunal Regional Eleitoral - SP, diretor e professor da Escola Judiciária Eleitoral Paulista.

O encontro, que reuniu professores, alunos e autoridades eleitorais, tratou sobre o tema “Eleições 2020: Democracia e enfrentamento à desinformação, uma abordagem de Direito Eleitoral”.

A abordagem sobre as ‘Fake News’, trouxe uma reflexão sobre o assunto atual que permeia também as eleições. O presidente do TRE-SP diz que este é um tema bastante relevante, ainda mais com o público jovem que vive esta realidade.

“As ‘Fake News’ são elementos complicadores do processo eleitoral, então, além da normatização e punição dos culpados, fazemos um trabalho preventivo de conscientização”, ressalta o desembargador.

O tema, apesar de bastante comentado na atualidade, ainda é desconhecido por muitos. “Uma informação em tempo real transita com muita rapidez, então, esse trabalho preventivo de educação midiática é extremamente importante, ainda mais, com os jovens que vivem esta realidade”.

O desembargador acredita que muitos já buscam a verdade, porém, o assunto precisa, cada vez mais, ser difundido. “Tem aumentado cada dia a preocupação das pessoas com as ‘Fake News’, mas reforçar o assunto é muito importante para que isso continue caminhando”, conclui.