Toledo Prudente participará de competição internacional

Nuremberg Moot Court Competition é uma disputa de Direito, totalmente no idioma inglês, que ocorre na Alemanha.

Mariane Peres

04/03/2020

A Toledo Prudente Centro Universitário foi selecionada para participar da Nuremberg Moot Court Competition. Essa competição tem como objeto, um julgamento simulado que tem como norte, o Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, na Holanda, que é responsável por julgar crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

Pela primeira vez, a instituição estará presente na disputa que ocorre em Nuremberg, na Alemanha, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto deste ano. A rodada final será na Sala 600, mesmo local em que aconteceu o Tribunal de Nuremberg, o qual condenou nazistas do alto escalão após a 2ª Guerra Mundial.

A Toledo Prudente será representada por uma equipe formada por quatro alunos do curso de Direito, sendo eles: Gustavo Minzoni, Igor Toledo Machado, Maria Fernanda de Toledo Tibiriçá Amaral e Rodrigo Verza. Na última edição do evento, a competição teve 50 equipes classificadas para as rodadas internacionais, sendo de 36 países diferentes, o que demonstra o nível do evento do qual participará a Toledo Prudente.

De acordo com o coordenador de competições da Toledo Prudente, Lucas Noya, a disputa é realizada em três etapas. “A primeira é a fase de aplicações, em que os grupos se inscrevem e apresentam uma carta de motivações. Nela a organização da competição faz uma seleção das equipes do mundo todo pelo critério geográfico e de representação”, explicou.

Já na segunda fase, é feita a seleção dos times e é apresentado um caso hipotético, sobre o qual os alunos devem apresentar duas defesas escritas. “Na sequência ocorrem as rodadas orais, que são na Alemanha. Os grupos se enfrentam numa simulação de audiência perante o Tribunal Penal Internacional”, ressaltou o coordenador Lucas Noya.

A Nuremberg Moot Court Competition é uma competição realizada totalmente no idioma inglês, desde a inscrição às defesas orais.