Aos 70 anos, aluno da Toledo dá exemplo de vitalidade

Joaquim Souza cursa Ciências Contábeis no período noturno na Toledo Prudente e trabalha em uma empresa de transportes durante o dia.

Mariane Peres

02/03/2020

Superação e dedicação são palavras que definem o aluno da Toledo Prudente Centro Universitário, Joaquim Alves de Souza, de 70 anos. Após 42 anos fora das salas de aulas, ele decidiu fazer o curso de Ciências Contábeis para se atualizar e trazer melhoria em sua rotina de trabalho. 
 
O aluno contou que surpreendeu os familiares e amigos quando disse que iria voltar aos estudos. “Quando falei que tinha me inscrito no vestibular da Toledo Prudente, minha família achou que eu estava brincando, só acreditou quando eu fiz matrícula. No trabalho, o pessoal ficou animado com a notícia. Assim que entrei no curso, todos apoiaram a minha decisão”, disse. 
 
E se engana quem pensa que aos 70 anos o Joaquim tem uma rotina “sossegada”.

“Eu trabalho das 7h30 às 18h em uma empresa de transportes como analista contábil sênior. Depois, sigo para a Toledo Prudente, onde tenho aula até as 22h. É puxado, mas busquei me readaptar à nova rotina”, explicou. 
 
E mesmo sendo o único com a “melhor idade” no primeiro termo noturno de Ciências Contábeis da Toledo Prudente, ele conta que tem gostado muito do ambiente e do acolhimento dos colegas.
 
“Com o tempo, todos se aproximaram de mim e eu me nivelei a eles também, buscando me ambientar e me reciclando a essa fase mais jovem. Esse conjunto de fatores apenas reforçou o fato de que a idade não é um obstáculo, afinal, todos estamos aqui com o mesmo objetivo, que é aprender”, pontuou Joaquim. 
 
O universitário, que dedica os finais de semana para estudar para as provas e trabalhos acadêmicos, está focado em concluir os estudos e conquistar o tão sonhado diploma.

“Eu aprendi a gostar bastante da minha profissão, por isso escolhi a Toledo Prudente, por ser a melhor instituição de ensino. Eu sabia que assim poderia agregar conhecimento e melhorar ainda mais minha atuação profissional”, concluiu.