Novo coronel da PM fez Direito na Toledo Prudente

Com a nomeação, ele foi designado a assumir o 8º Comando de Policiamento do Interior (CPI-8) com sede em Presidente Prudente, que abrange 67 municípios.

Mariane Peres

01/02/2020

A busca constante por conhecimento é o que forma profissionais de destaque. Assim aconteceu com o coronel Flávio de Oliveira Martinez, que é o novo comandante da Polícia Militar do Oeste Paulista. Ele é bacharel em Direito, formado pela Toledo Prudente Centro Universitário. 
 
Com a nomeação, ele foi designado a assumir o 8º Comando de Policiamento do Interior (CPI-8) com sede em Presidente Prudente, que abrange 67 municípios e também parte da região de Marília. No total, a soma de habitantes que compõem essas cidades é de 1.159.300.
 
O coronel começou a trajetória na Polícia Militar do Estado de São Paulo em janeiro de 1989 e passou a atuar na região de Presidente Prudente em 1993. 
 
“Aos 17 anos, eu sempre tive a certeza do que queria para o meu futuro. Na verdade, eram dois sonhos: ser militar e ingressar na faculdade de Direito. Foi então que eu prestei prova para as duas opções”, contou. 
 
Devido ao início dos estudos na Academia de Polícia do Barro Branco na capital paulista, ele acabou realizando o primeiro sonho: ser oficial. “Nos estudos na academia, eu tive a formação do curso de bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, o qual depois conclui o mestrado dentro do mesmo tema. Após a finalização, passai a atuar na cidade de São Paulo antes de retornar ao Oeste Paulista”, explicou o coronel. 
 
Já na região de Presidente Prudente, no ano de 2000, ele conseguiu dar o primeiro passo para a realização do segundo sonho: entrar no curso de Direito da Toledo Prudente.
 
“Quando a minha profissão me permitiu ter horários mais fixos, eu percebi a chance de iniciar na graduação. Sem nem pensar, a minha escolha foi a Toledo Prudente por saber da excelência do ensino e porque sabia que aqui os alunos são realmente cobrados por bons resultados, não há flexibilidade”, apontou.
 
Com a conclusão do curso, em 2004, veio mais um resultado positivo: a aprovação no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
 
“No ano seguinte à minha formação, já prestei a prova e passei. O conhecimento adquirido durante o curso foi o necessário para conseguir o bom resultado, não precisei de cursinhos ou estudos extras, pois estava realmente preparado”, disse Martinez. 
 
A graduação em Direito enriqueceu o conhecimento e preparo para continuar com desempenho exemplar na profissão. “Como na formação para policial militar nós temos bastante matérias voltadas ao Direito, além de exercer diariamente as leis, a soma dos dois fortaleceu ainda mais e agregou um melhor suporte para a minha área”, pontuou. 
 
Além disso, para o coronel o curso também auxiliou no relacionamento com pessoas da área, como delegados, promotores, juízes e advogados. 
 
E para o futuro, as expectativas continuam as melhores. “Assumir um cargo desse porte na região me traz para mais um grande desafio, o que me motiva. O objetivo é continuar mantendo os baixos índices de criminalidade, como já temos aqui na Oeste Paulista”, comentou. 
 
E daqui uns anos, quando a aposentadoria da Polícia Militar chegar, advogar vai ser a opção de Martinez. “Eu não pude exercer a função por conta do cargo público, mas depois, penso em continuar estudando e atuar”.