Primeira Convenção da Toledo Prudente marca a vida das pessoas

Com muitas atividades de sensibilização, experimentação e explanação sobre o planejamento estratégico, foram apresentadas as reestruturações da missão, visão e valores da instituição.

Mariane Peres

28/01/2020

Com muitas atividades de sensibilização, experimentação e explanação sobre o planejamento estratégico, a Toledo Prudente Centro Universitário realizou a primeira Convenção voltada aos colaboradores. O evento, que ocorreu no último sábado (25), teve como objetivo apresentar as reestruturações da missão, visão e valores que serão os pilares da instituição diante dos novos desafios.
 
Para Zelly Machado, reitora do Centro Universitário, o objetivo da Toledo Prudente é manter a tradição e a qualidade do ensino, sendo referência na região e no país, com foco em inovação, tecnologia e empreendedorismo. 
 
O evento contou com a presença do diretor superintendente, Milton Pennacchi e da Presidente do Conselho de Administração, Marlene de Toledo Pennacchi, além das filhas, a reitora Zelly Machado, a pró-reitora administrativa Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral, pró-reitora financeira Karmo Toledo Pennacchi e demais membros da família. Mais de 250 colaboradores estiveram presentes na convenção.
 
“Ensinar e aprender para transformar pessoas por meio da Educação”, essa será a missão da Toledo Prudente Centro Universitário com a sociedade.
 
A visão também foi reformulada, tornando-se: “Ser desejada como uma instituição de educação de referência, inovadora e capaz de desenvolver pessoas para serem protagonistas do seu próprio destino”.
 
Já os valores são: Acolhimento, Comprometimento, Colaboração, Ética, Foco em qualidade, Inovação e Sustentabilidade. 
 
Para deixar claro os valores e a importância deles, foi realizado um labirinto cultural, no qual sete salas de aulas se tornaram temas de vivência para cada valor. O “Acolhimento” remeteu à infância, por conta do cuidado e carinho. Bichinhos de pelúcia e guloseimas deram um toque especial no espaço. 
 
Por meio de áudios de alunos, egressos, professores e antigos colaboradores, foi possível mostrar o “Compromisso” da Toledo Prudente em formar cidadãos e profissionais com visão. Transformando a vida das pessoas.  
 
A “Colaboração” foi colocada em forma de uma piscina de bolinhas, onde os funcionários tinham que escrever nomes de colegas de trabalho nelas. A ideia era identificar as pessoas que toram o ambiente mais colaborativo e ideal para o trabalho. 
 
A “Ética” teve como base uma autorreflexão. Os participantes escreveram em pedras os seus piores julgamentos, com o intuito de saírem do local livres desse “peso” para construir um mundo melhor. 
 
No valor de “Foco em qualidade”, os colaboradores tiveram que definir três pontos que os levariam à excelência, tanto no lado pessoal, quanto profissional. Após isso, eles tinham que subir escadas douradas e depositar os escritos. 
 
Os participantes puderam sugerir ideias de inovadoras para a Toledo Prudente na sala da “Inovação”, mostrando a participação ativa de todos para introduzir mais novidades à instituição. 
 
Já no ambiente da “Sustentabilidade”, plantas foram usadas como fonte de inspiração. Os grupos de funcionários tinham a missão de construir jardins verticais que fixados na instituição.  
 
Após todas as atividades, houve uma confraternização, com direito a comidas, bebidas, música e muita diversão.
 
Sentimentos aflorados
 
Prestes a completar 27 anos de colaboração na Toledo Prudente, Manoel Ezídio da Silva, supervisor de manutenção, disse que as inovações só mostram que a instituição irá ficar ainda melhor. “Desde que eu entrei, pude acompanhar o crescimento da Toledo Prudente. É gratificante ver como está aumentando. Eu achei o dia de atividades muito legal, pois mostrou como eles tem preocupação e respeito com os novos alunos e com quem trabalha aqui”, ressaltou. 
 
Com menos tempo de casa, Vitor Antonio Messias Silva, que atua há 8 meses no departamento de marketing, falou sobre o que a primeira convenção despertou nele. 
 
“Eu esperava que seria emocionante, mas da forma como aconteceu, superou todas as minhas expectativas. O que mais me tocou foi o contato que tivemos com as pessoas dos cargos da diretoria, pois eles estavam lado e lado, mostrando que na Toledo Prudente todos estamos juntos pelo mesmo objetivo”, ressaltou.
 
Para a Jane Medeiros Visentini, analista de sistemas que atua no CIT, a realidade da vivência a emocionou profundamente, pois ela fez questão de analisar cada tema colocado nas salas.

“Eu vim com receio de ser algum tipo de competição entre grupos, mas quando as atividades começaram e eu percebi que a ideia era o autoconhecimento por meio de ações pessoais, pude compreender que a ideia era que nós mesmos pudéssemos relembrar todos os valores, cada um à sua maneira”, disse. 
 
Para a analista de sistema, a piscina de bolinhas da sala da colaboração foi uma das ações que mais a fez entender o sentido da Toledo Prudente. “O intuito era escrever nas bolinhas o nome dos colegas de trabalho que nos lembrássemos naquele momento, e foi então que eu compreendi a importância da frase que ‘ninguém faz nada sozinho’, ou seja, todas bolinhas representavam os nossos colegas e são eles que mantém a nossa sustentação aqui dentro”, disse Jane que é colaboradora há 20 anos.