Juiz formado na Toledo Prudente publica livro

A obra, intitulada “Bem de Família”, foi elaborada voltada à dignidade humana.

Mariane Peres

29/01/2020

O juiz de Direito da 3ª Vara Cívil de Presidente Prudente, Paulo Gimenes Alonso, graduado no curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário, lançou um livro como resultado de sua dissertação de mestrado. A obra, intitulada “Bem de Família”, foi elaborada voltada à dignidade humana. 
 
Como o próprio nome já diz, o livro trata o que é todo bem da vida que a lei estabelece como impenhorável, por ser necessário para que ela viva com dignidade. Por isso, o bem de família está a salvo de execução por dívidas, a não ser nas hipóteses expressamente excepcionadas pelo legislador. 
 
“Toda a elaboração do material foi feita após dissertação de mestrado em ciências jurídicas, sob orientação do professor doutor José Sebastião de Oliveira, que também é co-autor da obra. É muito gratificante concluir um curso desta natureza com uma publicação”, disse. 
 
Ainda segundo o juiz, a escolha do tema foi feita conforme a linha de pesquisa do programa de mestrado. “Como era voltado para os Direitos da Personalidade, acabamos por instituir o Bem da Família”, esclareceu. 
 
E essa não foi a primeira vez que o magistrado contribuiu para a elaboração de livros. “Tenho artigos publicados e já participei de outras duas obras coletivas, nas quais escrevi capítulos”, ressaltou. 
 
O livro, que é destinado a advogados, professores e estudantes de Direito, tem previsão para ter continuidade.

“O mesmo tema, pela sua relevância, admite outras abordagens, de forma que nós, autores, não descartamos a possibilidade de nova publicação sobre o mesmo assunto”, pontuou. 
 
O juiz, que atua no Tribunal de Justiça de São Paulo desde 1986, ministrou aulas para o curso de Direito na Toledo Prudente de 1978 a 1992 e de 1994 a 2007. 
 
Em colaboração ao ensino da instituição, ele doou um exemplar da sua obra “Bem de Família” ao acervo da biblioteca. O livro conta com uma dedicatória autografada do magistrado à Toledo Prudente
 
Serviço: Para os interessados, a obra pode ser adquirida através do site da Editora Juruá.