Arquitetura constrói maquetes de casas indígenas

Ellen Santini

05/09/2019

Os alunos do 4º termo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente Centro Universitário mais uma vez, colocaram a mão na massa.

Orientados pela professora Edda Maria Provana Bertoncini, os estudantes dos períodos da manhã e da noite possuem o desafio de construir maquetes baseadas em habitações indígenas.

Conhecida como ‘oca’, essas construções são realizadas coletivamente nas tribos e podem chegar a até 40 metros de comprimento.

“Assim como no dia-a-dia dos índios, as maquetes também tinham que ser construídas apenas com materiais naturais como palha, folhas de bananeira ou palmeira, galhos e outros materiais derivados da própria natureza”, explica a docente.

A aluna Nataly Patricia Naomi Tanji Eneque comenta que foi uma experiência bastante rica. "Adoramos trabalhar em grupos e adquirir conhecimentos específicos sobre a montagem das ocas", diz.

Para a aluna Mariana Isadora de Jesus Souza foi uma atividade desafiadora. "Sempre gostei de fazer maquetes, mas a proposta inicial de produzir somente com elementos naturais nos pareceu no primeiro momento, impossível. Após pesquisas com o grupo, conseguimos encontrar a melhor solução", explica.

A atividade faz parte da programação da disciplina de Arquitetura do Brasil.