Toledo Prudente marca participação no SW Educação

Laís Ernesto

21/10/2019

Neste final de semana, 18, 19 e 20 de outubro,
aconteceu mais uma edição da Startup Weekend, que neste ano, trouxe como tema a Educação. A Toledo Prudente Centro Universitário marcou presença no evento com a participação de alunos, professores e colaboradores da instituição.

Entre os participantes estava o Jean de Deus Brandão, aluno do curso de Sistemas de Informação e colaborador no NEAD – Núcleo de Educação a Distância da Toledo Prudente. A equipe do Jean, a “Talk Book”, foi a campeã da edição da SWE. “Foi uma experiência única, passamos por 54 horas de muito trabalho e nos esforçamos para atingir o objetivo. Foi um final de semana de conhecimento, network e por meio dos mentores, fomos estimulados a sair da nossa zona de conforto”, comenta.

A ideia da equipe que consiste em uma plataforma para compra, venda e troca de livros novos e usados, foi a campeã da edição. “Esperávamos estar entre os três primeiros e acreditávamos que nossa ideia tinha um potencial muito grande. Mas foi uma alegria imensa. Mérito total da equipe, dividida nas áreas de Desenvolvimento, Matemática, Contábeis, Administração e Jornalismo que nos proporcionou visões diferentes para chegar na ideia final”, salienta Brandão.

A equipe que ficou em 2º lugar na SWE, a “Aprende Aí”, contou com a participação do professor dos cursos de Negócio da Toledo Prudente, João Cezario e com a liderança do também professor da Toledo Prudente, Alisson Coelho. Cezario conta que “a participação foi bastante intensa e interessante. Fomos pressionados pelos mentores para fornecer as respostas adequadas ao plano de negócios. O fato da nossa equipe ser liderada pelo professor Alisson foi fundamental para os resultados”.

A “Aprende Aí”, tem o objetivo de integrar a inteligência artificial e humana, para o nivelamento de conhecimento dos alunos.
O terceiro lugar da competição, também contou com a participação de representantes da Toledo Prudente, entre eles, da aluna do curso de Serviço Social, Yasmin Marques. A equipe “Learning Up”, oferece um suporte para as pessoas que têm dificuldade em lidar com as emoções.

“Foi uma das melhores experiências profissionais que eu já tive. Trabalhar com uma equipe multidisciplinar, que você conheceu no próprio evento, com pouco tempo e muito trabalhado é de ‘tirar qualquer pessoa da caixinha’. Foi sensacional por gostar tanto de pensar e criar coisas novas, e ver o trabalho completo (principalmente quando é premiado) gera orgulho e satisfação”, comenta a aluna.

A participação no evento traz experiência tanto para a vida profissional, como pessoal. “Por ser um evento de tecnologia e inovação e por trabalhar na área da Educação, o evento me proporcionou muito conhecimento e visão. Na vida pessoal, o fato de ‘sair da caixa’ e pensar além, foi fundamental. Além da troca de conhecimentos e conexão com pessoas de diversas áreas”, conclui o colaborador Brandão.