Audiência pública discute racismo e preconceito

Ellen Santini

04/10/2018

Racismo, preconceito e discriminação são temas em discussão a nível global. Com o objetivo de debater sobre os temas, será realizado no próximo sábado (06), a audiência pública “Racismo, Preconceito e Discriminação: o fenômeno jurídico e as relações étnico-raciais”.

O evento ocorrerá das 8h às 11h, no Anfiteatro do Bloco III da Toledo Prudente Centro Universitário. Podem participar alunos de todos os cursos da instituição e a comunidade em geral.

A iniciativa visa refletir sobre a maneira com que o fenômeno jurídico trata as relações étnico-raciais, analisando-as em um contexto global, mas principalmente regional, a fim de encontrar propostas para a construção de um Direito antirracista, democrático e inclusivo.

Os alunos dos 2º termos do curso de Direito, da Toledo Prudente, apresentarão projetos para conscientização ou tratamento do problema, como resultado da disciplina Sociologia e Filosofia do Direito.

Os professores, organizadores do evento, Pedro Brambilla e Renato Herbella afirmam que a iniciativa tem uma grande importância diante dos acontecimentos históricos a nível global. “Refletir sobre o racismo, a discriminação e as questões étnico-raciais se torna fundamental à formação do cidadão do futuro”, comenta Brambilla.

Herbella completa ainda que “o objetivo é levar aos alunos e à comunidade uma análise da possível existência do racismo em âmbito nacional e internacional, de modo a desenvolverem a compreensão da amplitude e complexidade desse fenômeno”.

Para participar é preciso se inscrever por meio do link. Os alunos do 2º termo não precisam de inscrição. Para os alunos da Toledo Prudente, o evento conta como formação para cidadania.