Toledo tem artigos publicados em anais do Siacrid

Todos os artigos publicados no VII Simpósio Internacional de Análise Crítica do Direito ficam disponíveis para consulta de instituições do mundo todo

11/01/2018

Foram publicados oficialmente nos anais do VII Simpósio Internacional de Análise Crítica do Direito, o Siacrid, os artigos desenvolvidos por alunos e professores do curso de Direito da Toledo Prudente, apresentados em agosto do ano passado, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho.

Na ocasião, participaram do evento internacional e realizaram apresentações orais, 12 professores e 29 alunos da graduação e da pós-graduação do Centro Universitário.

A partir de agora, todos os artigos publicados ficam disponíveis para consulta de instituições do mundo todo e servem como referência em temas como  responsabilidade do Estado,  Sistema constitucional de garantias de direitos,  violência e criminologia, hermenêutica constitucional, entre outros.

Clique aqui e acesse os trabalhos publicados

A Supervisora de Monografia da Toledo Prudente, Carla Roberta Ferreira Destro, comemorou a quantidade de trabalhos publicados e ressaltou que eventos como este, além de aprimorar o ensino, também qualificam o corpo docente e a instituição.

“A participação da Toledo em eventos científicos, sejam eles em todos os níveis, é muito importante. Nos eventos internacionais, por exemplo, tudo aquilo que é produzido pelos nossos alunos é levado para o exterior, ou seja, é uma oportunidade de viabilizar o conhecimento produzido na nossa instituição para instituições do mundo inteiro”.

Aluno do 9º termo do curso de Direito, Gustavo Martinez Borges, que apresentou seu trabalho sobre “O Caráter Ampliativo dos Conceitos de Conflito Interno Armado na Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos”, realizado em conjunto com o professor Lucas Octavio Noya dos Santos, contou que este foi seu terceiro artigo publicado e disse que se depender dele vem mais por aí.

“É sempre muito gratificante participar. É um momento de compartilhar e captar ideias, então, ao mesmo tempo que você acaba doando conhecimento, você aprende muito também. Eu sempre levo um caderninho e faço as minhas anotações. É uma experiência muito bacana, espero participar sempre que for possível”.

No mesmo embalo, Mariana da Silva Pereira, também aluna do 9º termo, ressaltou que ter um trabalho publicado nos anais do Simpósio Internacional é uma experiência que acrescenta tanto no lado pessoal quanto no profissional.

“Apresentar um trabalho sobre esse conteúdo e poder falar abertamente sobre essas informações foi enriquecedor e muito gratificante tanto para minha vida pessoal, quanto acadêmica. Vou levar essa experiência para a vida. Este ano quero escrever um outro trabalho e tê-lo publicado novamente pelo Simpósio”.

Ela apresentou seu artigo sobre “A Influência da Mídia na Criminologia Cultural”, realizado em parceria com a professora Fernanda de Matos Lima Madrid.

O evento internacional, que é realizado todos os anos, é promovido pela Pós-Graduação da UENP em parceria com outras Instituições de Ensino Superior, com o apoio da Fundação Araucária.