Projeto E-Lixo será expandido na Toledo Prudente

Nova fase do Projeto E-Lixo busca a coleta específica de pilhas, baterias e outros materiais elétricos e eletrônicos de pequeno porte, que serão facilmente abrigados nos coletores

29/09/2016

Na próxima sexta-feira (30), o Projeto E-Lixo da Toledo Prudente entrará em uma nova etapa. Serão disponibilizados três novos pontos de coleta de resíduos eletrônicos com a utilização de coletores específicos para pilhas, baterias e fios.

Coletores – Os itens provêm da restauração de terminais de consulta acadêmica que foram utilizados durante anos por alunos da Toledo Prudente.

“Estes coletores seriam descartados e se não reutilizados, gerariam ainda mais resíduos no nosso ambiente. Mas como o foco do projeto é minimizar o impacto de resíduos em geral, é claro que os coletores não poderiam deixar de atender ao objetivo principal”, comenta o coordenador do projeto E-Lixo, o professor do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente, Raphael Garcia.

A nova fase do Projeto E-Lixo busca a coleta específica de pilhas, baterias e outros materiais elétricos e eletrônicos de pequeno porte, que serão facilmente abrigados nos coletores.

Os novos coletores estarão disponibilizados na Biblioteca, Hall de Entrada Principal e Bloco 3 da Toledo Prudente.

“O principal objetivo desta ação é conscientizar a comunidade acadêmica da importância do descarte adequado desses materiais, demonstrando a relevância de atitudes que preservam o meio ambiente”, enfatiza a Coordenadora de Extensão da Toledo Prudente, Carla Destro.

Sobre o E-Lixo - Desde 2011, a Toledo Prudente Centro Universitário é o único ponto credenciado na Secretaria Estadual de Meio Ambiente para coleta de lixo eletrônico na região de Presidente Prudente.

Todo o material arrecadado, cerca de três toneladas por mês, é selecionado por extensionistas e voluntários. Parte disso segue para o Museu de Informática e Tecnologia e o restante é resgatado por uma empresa que dá o destino ecologicamente correto ao material.
Os itens eletrônicos de maior porte podem continuar a serem entregues no hall de entrada da Toledo Prudente durante 7 dias por semana, 24 horas por dia.

São recolhidos computadores, impressoras, câmeras fotográficas, televisores, rádios, impressoras, carregadores e outros eletrônicos sem utilização.

Para conhecer os novos coletores, fique ligado em nossas redes sociais!